Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cuidados especiais com as roupas das crianças

A hora de fazer o enxoval do bebê é muito gostosa para os futuros papais (principalmente para as mamães)! É um momento único e cheio de carinho eleger cada roupinha, manta, jogo de berço e todas as outras peças que a criança vai precisar nos primeiros meses de vida. Mas tão importante quanto escolher as peças que vão compor o guarda-roupa do mais novo membro da família é saber cuidar delas depois, quando já estiverem em uso.

As roupas do bebê merecem cuidados especiais por serem tão delicadas e sofrerem com lavagens constantes. É bom que elas sejam higienizadas com detergente específico para peças delicadas, que deve ser dissolvido em água antes de ser colocado em contato com as roupinhas.

O enxágue deve ser feito com bastante água, para garantir que os resíduos de sujeira e o excesso de detergente sejam retirados, pois podem estragar as peças e causar coceiras, vermelhidões e até alergia, como orienta Ricardo Monteiro, gerente da Quality Lavanderia. “Também é importante evitar a remoção de manchas com alvejantes que contenham cloro ou água sanitária, produtos que desgastam as fibras do tecido, causam manchas se utilizados incorretamente e podem provocar alergias”, acrescenta Ricardo.

Prefira alvejantes à base de peróxido, diluídos com detergente em água quente a 60°C. Mas lave as peças com água fria, deixando-as de molho na mistura por 15 minutos. No final do processo, enxágue as roupas bem e use amaciante para suavizar o tecido. Passar perfume nas roupinhas? É melhor não. Há componentes em sua fórmula que podem prejudicar os tecidos.

Se for necessário guardar as roupas por muito tempo, use sacos de TNT para protegê-las do pó e dos raios de luz. Sacos plásticos não permitem que o ar areje as peças, o que é um convite para as manchas e o mofo. Se possível, evite-os.

Por fim, não se esqueça de limpar os itens que também entram em contato com o bebê, como travesseiros, almofadas, roupas de cama, cortinas, tapetes e bichinhos de pelúcia. Essas peças acumulam sujeira, poeira e ácaro, que são prejudiciais à saúde delicada do neném. Lavá-las com frequência, mesmo que não pareçam sujas, é uma boa ideia.

Agora é só vestir os rapazes e emperiquitar as meninas com roupinhas cheirosas, macias e bem conservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário