Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ai, que coceira!

A pediculose, infestação cutânea causada pelo piolho, afeta, principalmente, crianças entre 3 e 10 anos e não escolhe raça ou classe social. Os adultos também não estão livres da praga, já que o inseto se movimenta com rapidez, o que permite que passe de um hospedeiro para outro com facilidade. Por isso, é bom ficar de olho na cabeça das crianças - e na sua -, ainda mais se elas andam com o hábito de coçar muito a cabeça, pois pode ser piolho!

Diferente do que se pensa, o tamanho do cabelo não influencia na contaminação pelos piolhos, já que o parasita vive do sangue que suga do couro cabeludo, local onde se instala e se reproduz em grande quantidade (cada fêmea do piolho pode colocar de 100 a 150 ovos por dia). Lavar a cabeça com frequência não imuniza ninguém da infestação. No entanto, manter bons hábitos de higiene auxiliam bastante no tratamento.

A primeira providência em caso de contaminação é avisar a escola, pois a criança deve se afastar do colégio até que o problema seja solucionado, sob o risco de causar uma infestação na turma. É preciso que os pais separem os objetos de uso pessoal do pequeno do resto da família: pentes, escovas, bonés e chapéus não devem ser divididos durante a contaminação e, assim como a roupa de cama e de banho, lavados com água fervente para evitar o recontágio.

Antes de começar o tratamento por conta própria, é preciso buscar a orientação do pediatra da família, já que os pediculicidas (remédios para matar piolhos) apresentam alguns riscos, como reação alérgica e broncoespamo. Geralmente, a indicação é a aplicação de loções ou xampus à base de permetrina, fórmula mais suave. Os medicamentos costumam ser eficazes na remoção de piolhos, mas pouco atingem as lêndeas, por isso o procedimento deve ser repetido uma semana depois, tempo que as lêndeas levam para eclodir. O pente fino é indispensável para um tratamento eficaz e a catação manual deve ser feita até o desaparecimento total dos piolhos e lêndeas, de preferência na hora do banho, com condicionador.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário