Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Folclore e diversão!

Não há nenhum lugar no mundo que não tenha costumes peculiares. O folclore é o conjunto de tradições, mitos, lendas, histórias, cantos, danças e festas que são transmitidos de geração para geração e que fazem parte da cultura popular de uma determinada região. Por isso, ensinar às crianças a respeito do folclore brasileiro é uma forma divertida – e até engraçada, já que os personagens folclóricos costumam ser pitorescos – de fazer com que os pequenos criem laços de identificação com as próprias raízes, aprendendo a dar valor à cultura popular.

Se você foi criança há muito tempo e acabou esquecendo de algumas tradições, a KIDS in te dá uma aulinha rápida para aprender e dividir com a criançada esse mundo mágico cheio de coisas incríveis. Decore algumas lendas e conheça cantigas, brincadeiras, simpatias e crendices folclóricas. Vamos lá!

Saci Pererê - Representado por um menino negro que tem só uma perna. Está sempre com cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Curupira - O Curupira é um protetor das matas e dos animais silvestres, representado por um menino de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue todos que desrespeitam a natureza e usa suas pegadas invertidas para confundir caçadores na floresta. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do Curupira.

Cantigas - Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou
Por isso, Seu/Dona Fulano (a)  entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá embora.

Brincadeiras e brinquedos folclóricos - Soltar pipa, estilingue, pega-pega, esconde-esconde, boneca de pano, pião.

Simpatias - Para ter dinheiro o ano todo, coloque uma romã dentro de um saquinho de pano vermelho e ofereça aos três Reis Magos. Em seguida, coloque atrás da porta da sala. Faça essa simpatia no dia dos Reis Magos, que é comemorado em 6 de janeiro.

Foto: Divulgação/Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário