Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Meu grande amigo, o livro!

Você incentiva o seu pequeno a ler? Não? Pois saiba que os livros são um ótimo jeito de divertir e inspirar as crianças. O hábito de ler com frequência ajuda a escrever melhor, estimula a imaginação e ainda por cima possibilita que o leitor adquira cultura, conhecimentos e valores. Quem lê é mais preparado para o trabalho e para a vida – e isso não é exagero! A National Children’s Reading Foundation (Fundação Nacional de Leitura Infantil), nos Estados Unidos, garante que, para crianças de zero a cinco anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais no futuro salário. É de se pensar, não é mesmo?

Com tantos benefícios, que tal sair por aí atrás de leituras e mais leituras para a filharada? Há muitas opções, quer ver? As obras de Monteiro Lobato são sempre uma referência quando o assunto é livros para crianças. Seus títulos mais famosos são os derivados da série “Sítio do Picapau Amarelo”, como “Reinações de Narizinho e Histórias de Tia Nastácia”, por exemplo.

Você acha que Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e a celebrada Clarice Lispector só escreveram histórias para adultos? Pois saiba que eles também produziram livros infantis. Graciliano publicou “A Terra dos Meninos Pelados”. Rachel, por sua vez, criou “O Menino Mágico” e Clarice lançou “O Mistério do Coelho Pensante”.

E como não falar de Ziraldo e Maurício de Sousa? Os quadrinistas, autores das séries “Menino Maluquinho” e “Turma da Mônica”, respectivamente, encantaram várias gerações com seus enredos. Tente encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar da gulodice da Magali, do medo de banho do Cascão ou do chapéu de panela do Maluquinho. É uma tarefa complicada!

Quer saber mais sobre literatura infantil? Confira os seguintes sites:

members.tripod.com/volobuef/page_maerchen.htm 
Site dedicado ao gênero conto de fadas, com imagens e ilustrações de histórias tradicionais, coletâneas de contos e indicações de sites e livros em várias línguas que tratam da teoria, história e análise das narrativas fantásticas.

www.docedeletra.com.br
Revista virtual que traz artigos, fórum de discussão, notícias, entrevistas, além de links para muitas páginas de escritores e ilustradores de literatura infantil.

www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/freebook_crianca1.htm

Download grátis de livros infantis, diversos títulos.

www.crmariocovas.sp.gov.br/memorial.php
Página dedicada ao resgate de materiais que constituem a história da educação no Estado de São Paulo, com uma seção destinada a Leituras Escolares.

Créditos da imagem: Renata Osinska