Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Terapia em família

Você certamente se deu conta de que filhos não vêm com manual de instruções no momento em que o seu bebê veio para os seus braços! E se você tem mais de um filho, não demorou muito para chegar à conclusão de que o que funciona com um, nem sempre funciona com o outro. Infelizmente não existe um manual sobre como criar os filhos, mas a psicoterapeuta curitibana Soely Kardosh criou um programa para a troca de experiências sobre educação que pode ser muito útil para lidar com os conflitos familiares e com a turma de casa.

“Filhos não vêm com manual” é um projeto que consiste na realização de terapia de grupo em família e na promoção de reuniões e workshops para estimular o companheirismo, a cumplicidade e o diálogo. Os debates giram em torno de temas como briga entre irmãos, ciúme com a chegada de um filho mais novo, como educar gêmeos, os problemas que as comparações entre os filhos podem causar, os dilemas da vida moderna, ausência dos pais por conta do trabalho, etc.

- As famílias carecem de informação sobre desenvolvimento infantil. No projeto, as dúvidas são sanadas e os pais se sentem mais confiantes - explica a psicoterapeuta Soely Kardosh, que oferece o programa tanto a famílias de forma individual (somente em Curitiba), quanto em escolas e demais instituições de todo o Brasil.

Confira algumas dicas de Soely para pais e filhos (e irmãos) se entenderem melhor:

- Utilize sempre frases positivas, exemplo: troque "não corra" por "ande devagar"; o cérebro dos seres humanos não absorve a palavra não.

- NUNCA seja agressivo com a criança. Nunca!

- Comemore todas as coisas boas que a criança faz ou diz.

- Não faça comparações entre os irmãos ou com outras crianças.

- Diga o quanto você ama a criança várias vezes por dia e converse muito com ela.

Soely Kardosh

Psicoterapeuta

(41) 3336-6406

Foto: (Photostock)

Nenhum comentário:

Postar um comentário