Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Um almoço divertido!

Você já ouviu falar dos bentôs? Pois saiba que eles são nada mais, nada menos, do que uma marmita; uma espécie de `refeição em caixinha` ou em um `potinho` que os japoneses preparam para almoçar ou lanchar fora de casa. Mas, legais mesmo são as versões que as mamães e os papais da Terra do Sol Nascente criam para seus pequeninos levarem para a escola! As combinações são uma lição de criatividade – além de super saudáveis.

Os bentôs são montados com arroz, peixe ou carne, legumes e verduras. Entretanto, as refeições podem ser reforçadas com outros ingredientes, sempre mantendo quilômetros de distância das comidas que fazem mal à saúde. A graça do negócio é decorar a lancheira com os próprios alimentos, de modo que repolho, brócolis, couve-flor e outras comidinhas que as crianças normalmente não gostam se tornem mais atraentes visualmente e, consequentemente, elas tenham mais vontade de comer. Vale fazer pintinhos com ovo, cenoura e alguma semente bem escura; florestas com folhagens verdes; ovelhinhas com arroz e algas...

Veja abaixo como montar um bem caprichado para seus filhos:

- Se possível, adquira uma lancheira bentô, que já vem dividida em compartimentos que seguem a proporção tradicional de comida. Caso contrário, use a razão 4:3:2:1 para regular a quantidade de cada alimento. São quatro partes de arroz, 3 de acompanhamento, 2 de vegetais/legumes e uma de sobremesa. Você pode variar essa equação, desde que se mantenha uma refeição diversificada.
- Escolha ingredientes bem coloridos. Quanto mais forte a cor, maior o impacto visual do bentô e, pelo menos no que diz respeito aos vegetais e aos legumes, maior o seu potencial nutritivo.
- Coloque a comida de modo organizado, para evitar que tudo fique bagunçado durante o transporte. Primeiro vai o arroz, em seguida alimentos `rígidos`, como coxa de galinha. Depois é a vez dos alimentos flexíveis, como salada de batata e verduras, por exemplo.
- Solte a imaginação! Faça desenhos e texturas com os mantimentos, seja de acordo com um tema específico ou não. Uma dica é manter as bordas bem definidas, para aumentar o contraste entre os ingredientes. Fazer carinhas de animais também é uma boa pedida!

Para inspiração, confira o www.cuteobento.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário