Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Brincadeiras nas viagens de carro

“Já ‘tá’ chegando?” Essa é disparada a frase mais comum dita por crianças nas viagens de carro em família. Não é pra menos. Imagina criaturas cheias de energia “presas” dentro de um veículo por, muitas vezes, horas a fio? Mas esses trajetos não precisam ser considerados uma tortura para elas – mesmo! Basta os pais apresentarem jogos e atividades para que esses momentos sejam de pura integração e diversão entre a família. Selecionamos alguns joguinhos para propor à criançada durante as viagens de carro que farão o trajeto passar rapidinho.

• Cantar cantigas e parlendas, como “1, 2, 3 indiozinhos”, “A galinha do vizinho”, “Feijão com arroz”...
• Propor trava-línguas. Por exemplo: O doce perguntou pro doce/Qual é o doce mais doce/Que o doce de batata-doce/O doce respondeu pro doce/Que o doce mais doce que/O doce de batata-doce/É o doce de doce de batata-doce.
• Sortear uma letra do alfabeto e falar palavras que comecem com ela, de acordo com um tema específico. Trocar a letra quando alguém falar uma palavra repetida.
• A criança escolhe um objeto que esteja no carro e passa pra outra pessoa. Ela deve olhar pela janela e escolher um personagem para começar uma história. Ele pode dizer algo como “Era uma vez uma menina” e aí passa o objeto para quem quiser. O escolhido deve continuar a historinha, acrescentando algo que está vendo na paisagem. A brincadeira continua até alguém achar um final engraçado para a história.
• Contar adivinhas que estimulem a associação de ideias. Por exemplo: “Quem sou: quanto mais lavo, mais suja vou?” Resposta: a água. Ou descobrir o nome de um animal a partir de suas características. Exemplo: “É mamífero, sabe voar, vive em cavernas e tem hábitos noturnos”. Resposta: morcego.
• Tirar na sorte quem será o primeiro a pensar numa palavra que faça parte de uma música, como por exemplo, "coração". O participante que cantar qualquer música com essa palavra ganha um ponto. Se alguém cantar exatamente a música que o jogador inicial pensou, ganha cinco pontos. A brincadeira segue até que todos os jogadores tenham sugerido ao menos uma palavra. Vence quem somar mais pontos!
• Antes de sair de casa, chame os viajantes da família e façam uma lista com tudo que vocês imaginam que podem encontrar no caminho, detalhando ao máximo as informações (por exemplo, árvores grandes, flores amarelas, casas de madeira). Peça para cada um fazer uma cópia da lista e levar no bolso, junto com um lápis. No caminho, todos ficam com suas listas e quem avistar qualquer item primeiro diz o que viu e marca 10 pontos. Vence quem tiver mais pontos no final da viagem.
• Proponha brincadeiras como forca, ligar os pontos e jogo da velha.
• O primeiro jogador diz o nome de uma coisa que se compra no supermercado e que começa com a letra A. Por exemplo, "Fui ao supermercado e comprei abacaxi". O próximo tem de acrescentar à lista algo com a letra B, dizendo "Fui ao supermercado e comprei abacaxi e berinjela". O seguinte aumenta a lista, seguindo a ordem alfabética. Quem errar sai da brincadeira.

Crédito da foto: Flickr de David Smith

Nenhum comentário:

Postar um comentário