Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Crianças que vivem a música

Há um lugar na Cidade Maravilhosa onde o desenvolvimento musical das crianças é levado a sério. Estamos falando do Espaço Tatibitati, que tem uma proposta de Educação Musical Continuada para crianças dos seis meses aos dez anos, contemplando desde a musicalização até a iniciação a algum instrumento. Um vínculo com a música é percebido, especialmente, nos alunos que estão no Espaço Tatibitati desde o início, há sete anos, com a criação de uma base musical sólida que propicia às crianças o gosto pela vivência de sons e melodias no dia a dia, que vai muito além da sala de aula.
Para que exista essa relação constante das crianças com o universo musical, a equipe do Espaço Tatibitati ensina aos pequenos a experimentar música por meio da percepção de sons e manipulação de instrumentos, sempre de forma lúdica e criativa, com acolhimento e alegria. De acordo a cantora e musicoterapeuta, Tati Pinheiro, diretora do Espaço Tatibitati, essa metodologia faz com que a criança encare a música como algo natural na vida:
- Hoje percebemos, na prática, a importância de uma educação musical continuada para a vida da criança. Alunos que começaram as aulas de música ainda bebês e foram crescendo junto conosco ganharam uma maturidade musical visível para a família e professores. Dessa forma, a música passa a fazer parte da vida da criança ao longo do seu crescimento e se torna algo natural, que já está nela.
Aline Távora é uma das mães cujos filhos iniciaram as aulas de música no Espaço Tatibitati ainda bebês. O resultado foi tão positivo para o mais velho, Bernardo, que ela acabou inscrevendo também a filha mais nova, Valentina:
- O Bernardo, hoje com quase seis anos, começou no Tatibitati com oito meses. Atualmente, ele cursa aulas de violão e fico muito orgulhosa de vê-lo já tão interessado em dedicar-se com afinco a um instrumento musical. Acho que foi uma decisão acertada tê-lo colocado em contato com a música desde cedo e, por isso, repeti a dose com a minha filha mais nova, Valentina, hoje com dois anos e também aluna do Tatibitati – Enfatiza Aline.
Os alunos são a fonte de inspiração para o trabalho desenvolvido no Espaço Tatibitati. Cada criança é acolhida e respeitada de acordo com a sua história de vida, pois a equipe entende que os registros emocionais proporcionados pela musicalidade devem ser prazerosos para que sejam válidos e permanentes. Tanta dedicação vem ganhando reconhecimento de pais e alunos, o que fez com que Tati Pinheiro pensasse em ampliar o raio de atuação da empresa:
- Senti a necessidade de abrir uma unidade na Barra da Tijuca há algum tempo, pois temos alguns alunos daquela região, além de outras crianças que desejam desenvolver sua musicalidade, mas que não podem se deslocar até a nossa unidade no Jardim Botânico. Estamos agora num momento de maturidade e crescimento e a nova filial será pensada com o mesmo carinho, profissionalismo e dedicação – explica Tati.

Mais informações: www.espacotatibitati.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário