Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Santos livrinhos

Há crianças de todos os tipos. Há aquelas que morrem de vergonha de falar com outro adulto que não seja o pai ou a mãe; outras que têm horror a banho; há ainda as observadoras, com perguntas para todos os lados; e, claro, as que desejam tudo na hora. Para solucionar essas questões, a maioria dos pais recorre a bate-papos ao pé do ouvido, muita paciência e jogo de cintura. Mas, um auxílio extra para eles pode estar na prateleira de livros infantis mais próxima. Confira quatro livrinhos, todos da autora argentina Graciela Repún, e escolha qual deles melhor se adapta ao seu “tipo” filho.

Júlio, personagem do livro “Ui! Que vergonha!” é um menino falante e cheio de energia quando está com a família. Mas, é só sair de casa que o garoto é tomado pela timidez. Ele não fala com ninguém e evita beijos e abraços e, por conta disso, não consegue fazer amizades na escola, pois todos os colegas o consideram muito antipático. Na história, a autora mostra às crianças que sentir timidez é algo normal e que o medo de interagir com outras pessoas irá passar com o tempo.

O livrinho “Urgh! Não quero tomar banho!” conta a história de Paulo, que não é lá muito chegado em um chuveiro e, de tanto brincar sem se lavar, vai ficando cada vez mais sujo. O problema é que sempre que Paulo precisa tomar banho, faz um escândalo e incomoda toda a vizinhança. Mas, uma visita inesperada fará com que o menino corra pra debaixo da água. Quem será?

Sol é a personagem do livro “Xii! Meu corpo está crescendo”. A garota é muito observadora e passou a prestar mais atenção nas pessoas e situações do seu cotidiano. Entre os seus questionamentos estão aqueles sobre as mudanças que as pessoas sofrem com a passagem do tempo e como somos tão diferentes uns dos outros. Vale a pena ler com o pequeno ou pequena antes de dormir.

“A tempestade se aproxima”. Assim, a autora define o estado de espírito da menina Carla, protagonista do livro “Hunf! Quero, quero... porque quero!” Isso por que Carla não sabe ouvir um não sem fazer uma grande confusão, que incomoda todos que estão ao seu lado. Mas, tudo muda quando seus coleguinhas e sua família resolveram espernear e gritar antes e mais forte do que ela. Identificou o seu filho na história? É hora de ler esse livro pra ele.

Crédito da foto: Flickr de The Real Estreya

Nenhum comentário:

Postar um comentário