Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Barulhinho nada bom

Escutar músicas no iPod ou jogar videogame com fones de ouvido são alguns dos hábitos do seu filhote? Pois saiba que, dependendo do volume e do tempo de exposição aos barulhos, essas atividades podem levá-lo à surdez.

E quem afirma isso são especialistas no assunto, como a fonoaudióloga Marcella Vidal. Para ela, os pais devem orientar os filhos com relação a todas as atividades do dia a dia que possam prejudicar a audição:

- Os pais devem prestar atenção na exposição das crianças a ruídos em atividades recreativas, ensinando-as a reduzir o volume de aparelhos de som, jogos de computadores, videogames, MP3 e instrumentos musicais, além da diminuição do volume dos sistemas de som domésticos, como rádio e televisão –, orienta a especialista.

Ainda de acordo com a profissional, sons muito altos, diretamente nos ouvidos das crianças, podem lesar as pequenas células encontradas na cóclea (órgão auditivo), e, em médio e longo prazo, causar a perda da audição: “Dependendo do tipo de exposição ao barulho e da lesão, esta perda de audição poderá ser temporária ou até mesmo permanente”, alerta.

Mas, como saber se o seu filho já está com algum problema de audição? Marcella Vidal apresenta alguns indícios:

• A criança pede para repetir algumas vezes o que foi dito;
• Apresenta queda no rendimento escolar;
• Assiste à televisão em alto volume (especialmente à noite).

Observados alguns desses sintomas, os pais devem levar a criança para um fonoaudiólogo, que, com um exame chamado de audiometria, irá diagnosticar uma possível perda auditiva e orientar os pais sobre o tratamento.