Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rápidas, simples e gostosas

Ir para a cozinha, participar da preparação das receitas, e depois saborear a delícia feita com as próprias mãos. Para a criança, esse pode ser um ótimo momento de interação com os amiguinhos e os pais, além, é claro, de diversão garantida. Consultamos chefes em gastronomia voltada para crianças e reunimos aqui quatro receitinhas que fazem sucesso entre os pequenos. Confira!

Cakepop: o bolo no palito
Ingredientes
01 bolo pronto de qualquer sabor (500 gr.);
03 colheres rasas de doce de leite;
Palitos;
Chocolate ao leite p/ banhá-los.
Modo de preparo
Esfarele o bolo e acrescente o doce de leite. Amasse bastante e faça bolinhas. Enquanto o chocolate derrete em banho-maria, deixe as bolinhas no congelador. Espete o palito até na metade, e mergulhe as bolinhas no chocolate. No fim, passe as bolinhas sobre os confeitos coloridos. Use um pedaço de isopor para espetar as bolinhas até secarem.
Fonte: Ana Helena Lemos, instrutora de gastronomia e confeiteira.

Biscoito Amanteigado
Ingredientes
100 g de manteiga;
3 colheres (sopa) de açúcar;
1 colher (chá) de essência de baunilha;
1 ovo;
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher (chá) de fermento;
1 pitada de sal.
Modo de preparo
Com as mãos, amasse a manteiga e o açúcar até misturar bem. Acrescente o ovo e a essência de baunilha e continue misturando com as mãos. Adicione a farinha de trigo de xícara em xícara até formar uma massa que desgruda das mãos. Coloque em uma tigela, embale com um filme plástico e deixe descansando por 30 minutos na geladeira. Jogue farinha em cima da mesa e abra a massa com o rolo de macarrão (cuidado para não abrir a massa muito fina. Os biscoitinhos podem quebrar). Corte com os cortadores de sua preferência e coloque os biscoitinhos em uma assadeira (não precisa untar). Asse em forno pré-aquecido a 200°C, até que doure levemente.
Fonte: Ludmyla Ramos, professora do curso Minichefs.

Cupcake de Chocolate
Ingredientes
80 g de manteiga em temperatura ambiente;
3/4 de xícara de açúcar;
3 ovos;
2/3 de xícara de farinha peneirada;
1/2 xícara de chocolate em pó peneirado;
1/2 xícara de leite;
1 colher (sopa) de fermento.
Modo de preparo
Na batedeira, bata a manteiga com açúcar até formar um creme fofinho e claro. Adicione os ovos, um a um. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo com o chocolate em pó e adicione na batedeira, intercalando com o leite. Por último, adicione o fermento. Coloque nas forminhas de cupcakes e coloque no forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos. Depois, é só esfriar os cupcakes e decorar com os confeitos preferidos!

Mini pizzas
Ingredientes
300 ml copo de água;
480 g de farinha de trigo;
1 tablete de fermento biológico fresco;
1 colher (sopa) de sal;
2 colheres (sopa) de açúcar.
Modo de preparo
Amornar água e misturar o açúcar e o fermento. Aguardar por 20 minutos. Em uma tigela, acrescentar a farinha de trigo. Fazer um buraco no centro. Despejar a mistura de fermento com açúcar e água e misturar até desprender das mãos. Formar uma bola e deixar descansar por meia hora. Quando a massa crescer, sovar por 20 minutos. Abrir com o rolo, furar com um garfo (para o disco não criar bolhas de ar dentro) e pré-assar. Recheie com ingredientes frescos e naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário