Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Brinquedos feitos em casa

Antigamente, muitos brinquedos eram construídos reaproveitando sucata e vários outros materiais: caixas de aparelhos eletrônicos viravam casinhas de bonecas, caixas de fósforos viravam cadeirinhas ou caminhas, tubos eram aviões, latas viravam ‘pés de lata’.

Hoje, raros são os pais que incentivam a “construção” de alguns brinquedos com o que estiver ao alcance dos filhos, desenvolvendo, com isso, a criatividade e imaginação e, ainda, incentivando a importância da reciclagem desde cedo.

Algumas iniciativas vêm auxiliando os pais na empreitada de aproveitar materiais e descobrir um novo uso para eles. Uma destas iniciativas vem do Espaço Cultural Mamulengo, localizado em Niterói, Rio de Janeiro, oferecendo oficinas dentro do projeto Sábados Animados. Numa delas, as crianças aprendem a construir brinquedos de sucata. Vamos aprender alguns deles?

Telefone sem fio
Pegue dois potes de canjica (que se compra em qualquer supermercado). Eles são mais seguros porque as latas podem cortar as mãos da criança, mas, se preferir, pode usar latinhas (pomarola, ervilha, leite em pó). As latas devem ser lavadas com vinagre pra não enferrujar e deixar secar. Depois, pinte e decore os dois potes como quiser. Se não puder pintar, encape com EVA ou papel, decore, faça um furinho no fundo e passe o cordão para tagarelar por ai com o pequeno.

Bonequinhos de marionete
Desenhe o molde de um boneco na cartolina. Faça as feições no hidrocor (boca, nariz). Faça os olhinhos com tampinha de garrafa pet e os cabelinhos de lã. Use retalhos para fazer as roupinhas. Cole um palito de churrasco atrás do boneco. Agora é hora de brincar, montando um divertido teatrinho.

Máscara
Pegue um prato descartável de papelão e faça cortes para os olhos. Desenhe o nariz e a boca com hidrocor. Faça os cabelinhos com lã. Cole um palito de picolé atrás da máscara. Use a criatividade e divirta-se com seu filho em um baile de máscaras!

Mais informações:
Espaço Cultural Mamulengo
(21) 2705-2087 ou 2705-1114

Nenhum comentário:

Postar um comentário