Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Hora de aprender!

Uma das maiores preocupações dos pais é a escolha da escola. A educação infantil é uma das fases mais importantes da vida escolar de uma criança. Passar bem por esse momento significa ter um desenvolvimento muito mais profundo, com melhor aprendizado, maior capacidade motora e mais facilidade no relacionamento interpessoal.

Virgínia Balau, pedagoga da escola bilíngue Maple Bear Canadian School no Brasil, explica que é fundamental que os alunos desenvolvam o interesse pelo saber logo nos primeiros anos de escolaridade. Alunos que buscam aprender e que são curiosos tendem a ter melhores condições de aprendizado. E é função da escola despertar isso.

Encontrar a escola ideal é trabalhoso e leva tempo. Separamos umas dicas que vão contribuir na hora da escolha. Fique atento!

• É importante observar o tamanho das salas de aula e quantos alunos são admitidos por turma, além da quantidade de professores por classe para a segurança dos alunos.

• Os materiais didáticos utilizados pela escola precisam estimular a curiosidade e criatividade da criança, com jogos educativos que incentivem o aprendizado de estratégias para solução de situações problemas.

• Professores e coordenadores precisam dispor de horários semanais para planejar e avaliar o trabalho em sala de aula, além de participarem frequentemente de cursos de capacitação.

• A proposta de ensino-aprendizagem de leitura precisa atender às necessidades atuais da sociedade.

• Observar os trabalhos expostos em murais é importante para saber se a escola apresenta atividades que, além de desafiadoras e interessantes, revelem a oportunidade do aluno de elaborar respostas originais. O mesmo vale para fotos que possam estar expostas. É uma boa oportunidade para saber como é a interação entre os alunos e com os professores.

• Não deixe de visitar a lanchonete para ter certeza de que servem alimentos balanceados e cardápio desenvolvido por uma nutricionista, além de saber qual o tempo reservado para cada refeição. Alimentação saudável não combina com pressa.

• Informe-se sobre a rotina de higiene que a escola estimula antes e depois das refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário