Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quem tem medo?

Esse é o nome da série de livros da autora Ruth Rocha, que trata, de uma forma bem humorada, dos vários tipos de medos que as crianças enfrentam, como monstros, cachorros, medo de dizer não, entre outros. As obras foram reformuladas, recebendo um novo formato e ilustrações da talentosa Mariana Massarani.

Segundo Ruth Rocha, as crianças irão perceber, com a leitura das histórias e das alegres ilustrações de Massarani, que o medo é um sentimento comum a todas as pessoas. A autora também ressalta que é, inclusive, até bom temermos algumas coisas. Mas, isso não significa que precisamos nos amedrontar até mesmo com aquilo que não existe.

As obram tratam desde o medo de coisas reais, como tomar injeção, viajar de avião, dormir no escuro e pegar piolho, até de coisas que só existem na imaginação das crianças, como Lobisomem, Bicho-papão, bruxas, Lobo Mau e fantasmas. A escritora também fala sobre o medo que temos de passarmos por situações embaraçosas: de dizer não na hora em que o colega pede cola na hora da prova, de passar ridículo com aquele beijo estalado que a mãe dá na porta da escola ou de “pagar mico” com os amigos.

Com os divertidos versos, a principal mensagem de Ruth Rocha sobre os medos é clara: o bom humor é a melhor maneira de enfrentá-los. A série “Quem tem medo”? é composta por cinco livros, todos voltados para crianças a partir dos sete anos de idade: Quem tem medo de dizer não?, Quem tem medo de monstro?, Quem tem medo de quê? e Quem tem medo do ridículo?.