Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Alimentos saudáveis na ponta da língua


Você tem uma criança com mais de dois anos de idade que está, a cada dia, aprendendo novas palavrinhas? Então, está na hora de conhecer um aplicativo para iPad e iPhone chamado “Play Words: Foods”, que ensina nomes de alimentos saudáveis para os pequenos em três línguas diferentes. Para saber mais sobre este gostoso aplicativo, conversamos com o criador, Sandro Morishita, que nos concedeu a entrevista a seguir.

KI - O que te motivou a criar o aplicativo?
SM - A importância para as crianças, nos dias de hoje, em aprender mais de uma língua que vai ajudá-las no futuro. Decidimos fazer isso de uma maneira divertida e com apelo visual para manter a atenção dos pequenos. Outro motivo foi criar um aplicativo para ensinar os nomes de alimentos saudáveis às crianças, para que os conheçam desde bem novinhas. Dessa forma, irão reconhecer esses alimentos quando os pais começarem a apresentá-los realmente no dia-a-dia, no momento das refeições.

KI - Como as crianças aprendem os nomes dos alimentos?
SM - Nós criamos o app para que fosse o mais simples e intuitivo possível. Dessa forma, as crianças aprendem brincando. No aplicativo, apresentamos diversos cenários, bonitos e coloridos, onde existem diversos alimentos espalhados. O aplicativo pergunta, de forma escrita e sonora, onde está determinado alimento, e com o auxílio do nosso mascote, o macaco Luc, a criança começa a interagir. Caso ela toque no alimento correto, o macaco fornece uma animação positiva de recompensa; caso ela toque no alimento incorreto, Luc alerta a criança e ela pode tentar novamente. Caso a criança passe mais de dez segundos sem saber a resposta correta, o aplicativo indica.

KI - Em quais línguas elas aprendem esses nomes?
SM - O aplicativo é trilíngue: português, inglês e espanhol. Sentimos falta de aplicativos de qualidade em português do Brasil, e esse foi mais um incentivo para criarmos o nosso aplicativo. O inglês e o espanhol são outras duas línguas que têm extrema importância para as crianças nesse futuro próximo, no qual a pessoa que domina mais de uma língua pode ter mais oportunidades na vida adulta. Todas as perguntas e respostas, tanto escritas como em áudio, estão nas três línguas. Escolhemos vozes femininas e agradáveis para interagirem com as crianças.

KI - A partir de que idade as crianças podem jogar?
SM - A partir dos dois anos de idade, que é quando começam a soltar mesmo a língua e identificar os objetos mais cotidianos. A ideia é que aprendam os nomes de alimentos saudáveis o quanto antes e passem reconhecê-los também no mundo real.

KI - As crianças precisam da ajuda dos pais para jogar?
SM – Não. Todo o conceito visual e usabilidade foram pensados para serem os mais simples e intuitivos possíveis. Fizemos testes com diversas crianças antes do lançamento e a atual geração já está mais do que receptiva a esse tipo de interação via toque dos smartphones e tablets.

Além do aplicativo em si, temos a nossa fan page no Facebook, pela qual interagimos com os usuários do aplicativo e mantemos um canal de comunicação direta com eles, informando as novidades e updates do nosso aplicativo. Lá recebemos também sugestões do público para melhorias e novos conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário