Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mônica completa 50 anos


Foi em março de 1963, que uma menina dentuça estreou nas tiras do personagem de história em quadrinhos Cebolinha, já demonstrando a sua forte personalidade. E bota forte nisso! E é para comemorar os 50 anos da personagem Mônica, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa, que estão sendo preparadas festividades durante o ano todo, especialmente para a baixinha. As crianças de hoje e as de antigamente não perdem por esperar.

O autor tinha personagens femininos em seus quadrinhos e se preocupava com isso. Foi então que, vendo as filhas brincando enquanto desenhava em casa (Mônica com seu coelhinho, Magali com sua melancia e a Mariângela, que mais tarde se transformou na Maria Cebolinha), começou a ter algumas ideias: "Eu tinha dúvidas sobre como uma mulher pensava e reagia. Mas, como toda criança é transparente nas emoções e reações, estavam ali minhas inspirações. A Mônica fez grande sucesso de imediato. E sucesso não se planeja, acontece. O público leitor ‘elege’“, explica o pai-desenhista.

Hoje, a filha Mônica é diretora da área comercial da empresa Mauricio de Sousa Produções, responsável pelos cerca de 2,5 mil itens de produtos fabricados por aproximadamente cem empresas licenciadas. "Fui saber que eu era a inspiradora da personagem só depois que entrei na escola. Meu pai não me contou antes para eu não ‘me achar’. Mas, quando soube, curti muito. Quem não curtiria?" - acrescenta Mônica.

As comemorações dos 50 anos da personagem que conquista gerações já começaram, com vídeos disponibilizados nas redes sociais, como o que mostra a evolução gráfica da Mônica nesse meio século e o vídeo com o depoimento do próprio Mauricio sobre a personagem.

Mas, vem aí muito mais comemoração nos próximos meses. Uma grande exposição será montada ainda no primeiro semestre em São Paulo e, em abril, a Mauricio de Sousa Ao Vivo estreará a releitura do espetáculo “Romeu e Julieta”. Além disso, brinquedos que marcaram época serão relançados e a Editora Panini publicará diversas edições especiais durante o ano.

Agora, é só acompanhar as novidades pelos canais oficiais da Turma da Mônica na internet:

www.youtube.com/turmadamonicatv
www.facebook.com/turmadamonica
www.facebook.com/mspoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário