Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Receitas de arraiá para o ano todo

8.07 – Newsletter – Gastronomia – Receitas de São João o ano todo

As festas juninas chegaram ao fim. Mas ainda temos as julhinas… E, como alguns ingredientes que compõem as gostosuras desses festejos podem ser encontrados o ano todo, por que não investir nas receitinhas todo o ano? Conheça receitas criativas e deliciosas para toda a família!

Torta de fubá

Ingredientes
3 xícaras de fubá de milho
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de queijo ralado
3 colheres de margarina
2 colheres de fermento em pó
3 xícaras de açúcar
1 litro de leite
4 ovos

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e sirva.

Pé-de-Moleque

Ingredientes
400g de amendoim
500g de açúcar mascavo
1 xícara de água
Meia colher (sopa) de gengibre ralado

Modo de Preparo
Torre o amendoim e descasque. Numa panela grande junte o açúcar, a água e o gengibre. Leve ao fogo mexendo sempre com uma colher de pau, até dissolver o açúcar. Pare de mexer e cozinhe até obter uma calda. Acrescente o amendoim de uma só vez e misture. Espalhe sobre uma superfície untada. Deixe esfriar. Com uma faca afiada, corte em quadrados.

Canjica

Ingredientes
1 pacote de canjica branca
1 xícara de açúcar
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado (100g)
Cravo e canela a gosto

Modo de preparo
Deixe de molho em água na véspera do preparo. Escorra e leve para cozinhar em fogo brando por 40 min em 1/2 litro de água. Destampe e escorra toda a água. Adicione o leite, o leite condensado, o coco ralado, canela em casca, cravo e açúcar. Após a fervura, está pronta para servir. Tempo de preparo: 2h.

Tapioca tradicional

Ingredientes
1/2 kg de fécula para tapioca
Água o suficiente para cobrir
Sal a gosto

Modo de preparo
Coloque a fécula para tapioca em uma tigela grande e coloque água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa. Deixe de um dia para o outro em repouso para dissolver bem. Depois, seque com a ajuda de um pano limpo sem deixar excesso de água. Esfarele essa massa com as mãos e passe pela peneira. Acrescente um pouco de sal. Em uma frigideira antiaderente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira. O segredo é deixar a frigideira ficar bem quente antes de colocar a massa. O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar o fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta. Basicamente a massa tem que secar na frigideira, não fritar. Não deixe escurecer nem endurecer. Recheie a gosto com goiabada, doce de leite, carne de sol com nata, ou simplesmente com manteiga.

Dica: para uma tapioca bem leve, peneire bem a massa e, na hora de colocar na frigideira, ponha a quantidade suficiente para cobrir o fundo, sem ficar espessa.



Fonte: combrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário