Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tem bichinho nos livros


Protagonistas de várias histórias infanto-juvenis, os animais são personagens que ajudam no incentivo à leitura e na transmissão de valores a jovens e crianças. Por conta disso, decidimos reunir obras que contam com a participação especial de bichinhos. Confira essas sugestões e boa leitura!

Coleção Oscar, o gambá – De autoria de Marcos Almada Rivero, a coleção é composta por três livros: “Oscar e sua cauda de minhoca”; “Oscar, o grande ator” e “Oscar e o rei da lama”. Nas histórias, o personagem Oscar tenta lidar com as características peculiares da própria espécie. Com o apoio da família e com lições aprendidas no dia a dia, ele percebe que não há tesouro maior do que brincar e se divertir com os amigos.

Um menino, sua amiga, um fichário e dois preás - Da coleção Aquarela, a obra “Um menino, sua amiga, um fichário e dois preás”, de Mirna Pinsky, possui quatro narradores: Jonas, Mirela, o fichário e a carta do avô de Jonas. O garoto, de dez anos, tem muitas habilidades: desenha bem, conhece muito sobre a natureza, ajuda o pai na pesca, cuida da plantação de melancia e conhece os hábitos dos pássaros. No entanto, não consegue aprender a ler. E é nesse ponto que entra em cena sua amiga Mirela, que o ajuda no processo de aprendizagem.

Coach! – Neste livro da série Acalanto, um visitante inesperado chega um dia em um lago, causando estranhamento e curiosidade dos sapos que vivem por lá. Sobre uma pedra, um porquinho cor-de-rosa repete o tempo todo apenas uma palavra: “Coach!”. Esta obra de Ricardo Folgueira fala sobre amizade, diferenças e aceitação, por meio da ética e da solução de conflitos.
O sabiá e a girafa – Em “O sabiá e a girafa”, da série Isto e Aquilo, o escritor Leo Cunha e a ilustradora Graça Lima oferecem uma bela história com desenhos encantadores. Dois desejos, duas histórias. O passarinho queria voar e a girafa desejava falar. Nenhum dos dois conseguia realizar suas vontades, até o dia do grande encontro.
Por um mundo mais bacana – Conta a história de três amigos - uma vaca, uma girafa e um gato - que decidem fazer algo para o bem de todos e da natureza. A vaca Violeta contou à girafa Marieta e ao gato Corneta que o mundo ia acabar, pois do jeito que iam as coisas, não dava para continuar. Os três então chegaram à conclusão de que quando todo mundo é amigo é mais fácil ser feliz. Os inseparáveis bichos descobriram que, para salvar o mundo, a solução está com as crianças e, portanto, todas devem ser vestidas, calçadas, alimentadas e muito, muito mais. No livro, da série Arca de Noé, a autora e ilustradora Lucia Reis cria um conto divertido que fala de ética, amizade e preservação do meio ambiente.

Publicações: Editora FTD