Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Papinhas para bebê nenhum botar defeito


A partir do sexto mês, o bebê deve experimentar alimentos novos, com texturas e sabores diferentes do leite materno. Exemplo disso são as papinhas, doces e salgadas, introduzidas pelos pais para incrementar a alimentação da criança, antes do início da alimentação com alimentos sólidos. De acordo com a nutricionista Cintya Bassi, as papinhas devem ser preparadas com ingredientes variados e oferecidas de maneira gradativa, para que a criança se adapte aos diferentes sabores. Porém, a especialista atenta para alguns cuidados indispensáveis: “A introdução das papinhas na alimentação infantil deve ser feita com muita atenção dos pais, pois nessa fase podem surgir reações adversas, como alergia, cólicas ou intolerância. Além disso, é sempre é bom lembrar que é necessário lavar as mãos antes do início do preparo e higienizar os alimentos corretamente”, explica.
Agora é hora de aprender a preparar receitas deliciosas de papinhas, feitas com ingredientes nutritivos e naturais, indicadas pela nutricionista:

Papinha de carne, couve e abóbora
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de carne moída
2 colheres (sopa) de abóbora cortada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de couve picada
Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais cinco minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Papinha de frango, beterraba, mandioquinha e escarola
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de frango cortado em cubos pequenos
1 mandioquinha pequena cortada em cubos
1/2 beterraba pequena cortada em cubos
2 colheres (sopa) de escarola picada
Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida a mandioquinha e a beterraba. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a escarola e cozinhe por mais cinco minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Papinha de frango, arroz, cenoura e espinafre
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de frango cortado em cubos pequenos
1 colher (sopa) de arroz cru lavado
1/2 cenoura pequena picada em cubos
2 colheres (sopa) de espinafre picado
Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida o arroz e a cenoura. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte o espinafre e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Papinha de carne, abobrinha e batata
1 colher (sobremesa) de óleo de girassol
1 colher (chá) de cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de carne desfiada
2 batatas pequenas cortadas em cubos médios
2 colheres (sopa) de abobrinha em cubos médios
Uma pitada de sal
Modo de preparo: Em uma panela de pressão, cozinhe a carne e depois desfie. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, refogue a cebola, o alho, a carne desfiada e o sal. Acrescente em seguida a batata e a abobrinha. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios. Amasse tudo com um garfo e sirva.


Fonte: Cintya Bassi - Nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão