Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Repondo as energias






Após as festas de fim de ano, as crianças costumam ficar estressadas (sabe quando elas ficam mais impacientes do que o normal e até birrentas? Pois é…), devido à falta de rotina, por terem consumido comidinhas nada saudáveis e em maior quantidade, pela alteração no horário de dormir e pelos encontros com familiares e amigos, que nessa época ocorrem com mais frequência e acabam cansando as crianças.

Por conta disso tudo, é importante que elas reponham as energias logo em janeiro, descansando, se alimentando bem e, por que não, relaxando?! Para acabar de vez com esse estresse e começar 2014 mais zen, nada melhor do que relaxar com massagens e terapias criadas especialmente para gente pequena.

As massagens da terapeuta holística Cynthia Mendes, que atende no Rajhy Terapias Holísticas, localizado no Rio de Janeiro, podem ser aplicadas nas crianças já a partir de um mês de idade e duram em torno de 30 minutos. A maioria dos clientes é de adultos, mas muitos pais procuram a terapeuta quando sentem que o filho está hiperativo ou com tensões nas costas. Segundo a especialista, essas tensões normalmente são provenientes de sintomas de ansiedade e falta de sono:

- O contato da massagem e do toque em crianças é fundamental para criar a sensação de conforto e segurança, evitando tensões físicas e emocionais. Para os mais inquietos, utilizo a massagem ayuvédica com óleos essenciais. As crianças fazem em média 10 sessões, duas por semana. Depois, desse primeiro momento, pode-se diminuir a frequência para uma a cada semana e depois de 15 em 15 dias.

Um dos clientes de Cynthia há dois anos é o Gabriel, de nove anos, que pede a massagem quando está muito cansado ou agitado, de acordo com a mãe, a musicoterapeuta Tati Pinheiro: “Todo início de ano já deixo marcada a sessão porque sei que ele vai me pedir. No final do ano, percebo que o meu filho fica mais agitado do que o normal em função de tantos compromissos e mudança na rotina e, com as massagens, ele fica mais calmo e equilibrado”, explica.

Os pequenos clientes do espaço Lavanda Fitness Spa, no Rio de Janeiro, também pedem para as mães marcarem as massagens relaxantes quando se sentem mais estressados, segundo a proprietária do espaço, Michelle Tizzot:

- As crianças de hoje estão cada vez mais estressadas. Muitas mães nos procuram também para tratamento da coluna vertebral nos filhos, já que, com tantos aparelhos eletrônicos disponíveis, especialmente nas férias de final de ano, as crianças tendem a ficar curvadas e desenvolver uma péssima postura, acarretando uma cifose ou escoliose precoce.

Outra técnica que melhora a qualidade de vida do ponto de vista físico e emocional das crianças é a TCS - Terapia Crânio-Sacral, desenvolvida pela especialista Roberta Maia Medeiros, que atende no Rio de Janeiro. O tratamento envolve um contato muito leve das mãos da terapeuta na cabeça, no sacro (a base da coluna) ou em qualquer parte do corpo do paciente. Assim, identificam-se distúrbios sutis na movimentação livre dos tecidos do corpo, na circulação de fluidos e no fluxo irrestrito de energia fundamental, força e vitalidade. De acordo com Roberta, a TCS delicadamente encoraja os mecanismos internos curadores do próprio corpo a fim de liberar restrições e fazer com que o organismo volte as suas funções ideais. De acordo com a especialista, a TCS é uma terapia delicada e, ao mesmo tempo, profunda e eficaz:

-A Terapia Crânio-Sacral melhora a qualidade de vida das crianças do ponto de vista físico (ajudando com todas as quedas e acidentes e inevitáveis episódios de doenças comuns da infância), mental e emocional. A TCS atua acalmando e dissolvendo camadas de estresse, realinhando padrões gerados durante a gestação e parto, ajudando no funcionamento digestivo e respiratório, melhorando o sono, a segurança, a alegria.

Se você não tem um serviço perto da sua cidade, que tal umas dicas para massagear o filhote? É preciso ter cuidado com massagens na região das costas, mas a Shantala pode ser uma boa solução para relaxar. Dá uma olhada nesse site: cursoshantala.com.br

Fontes: Terapeuta holística Cynthia Mendes (facebook.com/rajhy.mendes), Lavanda Fitness Spa (espacolavanda.com.br), Roberta Maia Medeiros (facebook.com/craniosacralrj).