Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Regras de etiqueta na maternidade

Um bebê fofíssimo nasceu e você não vê a hora de correr para a maternidade para apertar muito a fofura, ficar hooooras conversando com a mãe e tirar muitas fotos? Alto lá! O recém-nascido não é atração turística e, para as primeiras visitas, é preciso seguir algumas regrinhas de etiqueta. Dá só uma olhada!



- Cuide da higiene
Lave bem as mãos e os braços (até a altura dos cotovelos) antes de chegar perto da mãe e do bebê para minimizar a contaminação por vírus e bactérias.
- Desligue o celular
O barulho do telefone móvel funciona como uma espécie de “britadeira” para as crianças e causam estresse.
- Evite aglomerações
As visitas devem ser organizadas para não formar uma aglomeração em volta do bebê. Esse tipo de ocasião favorece contágios e excesso de barulho, e isso pode causar estresse ao recém nascido.
- Evite apertões
Muitas pessoas exageram no ‘carinho’ e acabam dando pequenos apertões na bochecha, além de beijos e toques não muito delicados nas mãozinhas das crianças. Essas atitudes são inadequadas, pois podem trazer problemas ao recém-nascido, como incômodo e até fraturas.
- Faça uma visita curta
A primeira visita na maternidade deve ser limitada aos parentes próximos, como o pai, avós e irmãos, pois é um momento de recuperação da mãe e maior atenção à vida do bebê. Antes de aparecer, ligue, combine o horário e não fique muito tempo.
Não fume – nem mesmo antes da visita
Nem pense em fumar. E a restrição vale para horas antes da visita, pois as substâncias do cigarro ficam impregnadas em roupas e mãos dos fumantes e os resíduos que permanecem são tão prejudiciais quanto a própria fumaça. O contato do bebê com o material tóxico o expõe a uma probabilidade dez vezes maior de adquirir uma pneumonia aguda e ao aparecimento de um fenômeno chamado de hiperresponsividade brônquica – uma resposta exagerada do pulmão desencadeada quando a criança tem uma maior sensibilidade a infecções respiratórias – como bronquite, rinite e otite.
- Não use flash
Cautela também com as câmeras fotográficas e filmadoras. A luz do flash pode causar desconforto para a criança ou despertá-la, caso esteja dormindo. Lembre-se de que depois é a mãe quem vai ter o trabalho de fazer o neném voltar a dormir.
- Se estiver doente, não vá
Se estiver com resfriado, gripe, conjuntivite ou qualquer outra doença infectocontagiosa, suspenda a visita. A ideia de que “eu não vou chegar perto, nem segurar a criança” não basta, pois o sistema de defesa do organismo da mãe e do bebê estão fragilizados.


Fonte: Pediatra Vera Lúcia Krebs para o portal IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário