Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Para fazer e para comer!


Aniversário do filhote, tudo lindo e maravilhoso, convidados queridos reunidos e, claro, muitas crianças correndo para lá e para cá, se entretendo como podem e com o que acham! Mas isso pode ser resolvido com a oferta de uma oficina que vai encher as mãos e o paladar dos pequenos: a de culinária. Momento especial da festinha, a aula de culinária, além de divertir as crianças, pode contribuir para despertar um novo talento na cozinha!

Quem concorda com isso é a diretora da School Be Do, em São Paulo, Cristina Rigat Xavier de Aquino, que oferece há seis meses um espaço para festas na escola, tanto para alunos quanto para não alunos, aos finais de semana e durante a semana, após o término das aulas. A escola oferece várias atividades para as crianças colocarem a “mão na massa” nas festas, mas, segundo a diretora, a oficina de culinária infantil é a que faz mais sucesso:

- A oficina de culinária realmente atrai as crianças, que amam fazer tudo, especialmente cupcakes. Eles fazem todo o preparo da massa, colocam nas forminhas e depois na ‘maquininha mágica’, nome carinhoso que damos ao forno. Depois de seis minutos, os bolinhos estão prontos para serem decorados por eles com pasta americana e confeitos. Ao final, eles comem, é claro, e levam como lembrança o avental e o chapéu de mestre cuca que usaram durante a farra.

Durante a oficina, a School Be Do fornece um monitor e um assistente para cada 10 a 15 crianças, com faixa etária a partir de um ano e meio, e cada aula dura 25 minutos. “Apesar de muitos serem bem pequenos, eles conseguem interagir super bem. Tenho certeza de que algum vai se tornar um renomado chefe de cozinha”, brinca Cristina.

Outro lugar em São Paulo que oferece aulas de culinária em festas infantis é a Minichefs, com opções no próprio espaço ou em outros locais, ocasião em que as crianças “fazem de tudo”, como explica a sócia-proprietária, Andréa França:

- Temos aula de bolo caseiro a paella. Nas festas de aniversário, as crianças preparam ao menos três receitas e as aulas possuem duas horas de duração. Elas adoram! A culinária é uma atividade lúdica e muito divertida, capaz de entreter a criançada com qualidade por algumas horas.

No Rio de Janeiro, o Ateliê das Ideias oferece oficinas especiais de aniversário há quatro anos, dentro do próprio espaço, e começou a pedido das próprias crianças, que queriam comemorar a festa por meio de uma oficina com os amigos. Com duração de três horas, as oficinas de aniversário contam com, no máximo, 15 crianças, normalmente entre cinco e 10 anos, que preparam duas receitas salgadas e uma doce. “Entre as receitas salgadas, o nosso “hit” é a pizza”. Mas temos opções deliciosas que agradam as crianças, como quibe e pão de queijo. Já a receita doce preferida são os bolinhos, que as crianças levam para casa ao final da aula”, conta a sócia-diretora, Fabiana Figueiredo.

A carioca Existe um Lugar está há dois anos no mercado de festas infantis e, desde que começou, oferece aulas de culinária para crianças a partir dos dois anos, que aprendem a preparar a sua própria pizza, como explica a produtora de eventos e diretora da empresa, Roberta Gherardi:

- Durante as festas, normalmente as crianças fazem pizza de vários sabores e ingredientes, mas também podemos ensiná-las a preparar cupcakes, o que gostam bastante.

#Ficaadica

School Be Do
schoolbedo.com.br
Orçamentos pelo e-mail: schoolbedo@schoolbedo.com.br

Minichefs
minichefs.com.br

Ateliê das Ideias
ateliedasideias.com.br

Existe um lugar
existeumlugareventos.com.br

Foto: School Be Do