Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Para curtir o friozinho


Com as férias, uma ótima pedida é programar uma viagem com toda a família e, com o inverno chegando, locais mais friozinhos podem ser uma delícia para todo mundo ficar beeeem juntinho! Confira algumas opções que selecionamos para você. Ainda dá tempo!

Campos do Jordão (SP) – Destino tradicional para os paulistanos, a cidade localizada na Serra da Mantiqueira tem muitas opções de passeios, como parques, grutas e viagens de trem, além do Horto Florestal, uma das principais atrações. Para a família que curte música erudita, uma boa opção de diversão é o Festival de Inverno, que acontece em julho. Já para as famílias aventureiras, a dica é dar uma esticadinha até São Bento de Sapucaí, município vizinho, para conhecer a Pedra do Baú, cantinho certo para apreciar a beleza natural da região e para a prática de esportes como caminhada, asa delta e mountain bike.

Serra Fluminense (RJ) – Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis guardam a história brasileira em seu relevo montanhoso, ótima oportunidade para mostrar às crianças um pouco do Brasil da época de príncipes e outros nobres. Exemplo disso é o Palácio Quitandinha, no Centro Histórico de Petrópolis, cidade que tem outros atrativos, como a Catedral São Pedro de Alcântara, a Avenida Koeler, o Palácio de Cristal, o Museu Imperial, a Casa da Ipiranga e o Relógio de Flores.

Monte Verde (MG) – Conhecida como a Suíça Mineira, o município recebeu o prêmio em 2008 e 2009 de melhor destino de inverno do Brasil e de cidade mais romântica, de acordo com o site Viajeaqui e o Guia Quatro Rodas. A praça típica mineira com coreto e igreja é o ponto de partida para a Rua da Mantiqueira, o Chapéu do Bispo, o Pico do Selado, a Avenida das Montanhas e as pedras Partida e Redonda. As crianças vão adorar o passeio!

Curitiba (PR) – Considerada a capital mais gelada do Brasil, a cidade paranaense é um pólo gastronômico e tem delícias de todos os cantos europeus como Polônia, Itália, Alemanha e Ucrânia. Tudo isso em uma cidade bem cuidada, cheia de parques e bosques.

Santa Catarina e Rio Grande de Sul

Quem vai viajar para a Região Sul pode ter a sorte de encontrar gelo, geada e paisagem branquinha, especialmente se o destino for São Joaquim (SC), que ainda conta com uma riqueza cultural muito grande por conta da diversidade de povos que participaram de sua ocupação.

Ainda na serra catarinense, Urubici (SC) combina canyons, florestas e montanhas com aventura. É possível fazer descida de rapel, tirolesa, canoagem, cavalgadas e caminhadas por trilhas com variados graus de dificuldades.

Já no Rio Grande do Sul, as tradicionais Gramado e Canela são um complexo turístico preparado para receber crianças e adultos. Em Gramado, tem um zoológico que dá para fazer safari noturno e no Mini Mundo os visitantes conhecem um mundo todinho em miniatura. Já o Sabor Rural é um espaço com cavalos, lago pra pesca, pracinha e outras atrações para toda a família, além de oferecer uma comida campeira deliciosa. Tem também o Museu de Cera Dreamland e a Aldeia do Papai Noel, aberta a visitações durante o ano todo.

Já para quem gosta de aventura, Canela é uma boa pedida para este inverno. O Alpen Park oferece atividades para os pequenos e para os maiores como cinema 4D, tirolesa, arvorismo, parede de escalada, rapel, quadriciclo e touro mecânico. A Cascata do Caracol, maior queda d’água do Rio Grande do Sul, fica um pouco distante, mas vale a visita, e quem não quiser descer 750 degraus para vê-la de perto pode ir de teleférico.