Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pequenos gourmets!


Se tem uma coisa que ouvimos muita mãe falar por aí é que o filho come mal. A questão é tão difundida que existem blogs, canais no youtube, grupos em redes sociais e programas de TV fechada que abordam o problema. Até o famoso chef inglês, Jamie Oliver, fez série de programas e uma campanha global para tentar mudar os hábitos das crianças e adolescentes, em especial quando estes estão em fase escolar. E quanto mais velhos, mais seletivos e cheios de frescurinhas eles ficam.
Mas, qual o exemplo que você dá ao seu filho em casa? Você come bem, e de tudo? Seu filho participa das refeições à mesa com a família, vai a restaurantes diferentes e tem a oportunidade de provar sabores variados e às vezes até exóticos? Se você come poucos (ou nenhum) legumes, verduras e frutas, dificilmente seu filho vai querer esses alimentos. Além disso, é importante variar a forma de apresentar os alimentos às crianças, afinal, ninguém aguenta comer a mesma coisa todo dia, é preciso variar.
Depois de um ano de idade, a criança já tem dentes e coordenação motora suficientes para todo tipo de alimento, e, já pode comer praticamente tudo que um adulto pode comer, por isso, evite fazer uma comida especialmente para seu filho: opte por adotar a refeição para a família, onde todos possam sentar-se à mesa juntos, colocar a conversa em dia, e você dará o exemplo ao filhote. Com isso, a criançada se torna mais educada à mesa (não é privilégio ou exclusividade das crianças francesas não jogarem comida no chão!) e aumenta as possibilidades de uma alimentação melhor e mais variada.
Nos finais de semana em família escolha restaurantes diferentes, com culinárias diversificadas para que a galerinha aprenda a provar de tudo um pouco e acompanhar você nas programações sem que tenha que sair de farnel pronto para garantir a alimentação dos menores. E garantimos que assim, quando eles estiverem um pouco maiores, serão ótima companhia em almoços e jantares! O  único risco que corre, é de criar pequenos gourmets!
Aproveite para rever AQUI a matéria da KIDS in #19 com comidas imperdíveis em lugares improváveis (com crianças), que a Cynthia Jacques, diretora da KIDS in, provou com a família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário