Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Livros de colorir para adultos ( mas crianças também podem brincar!)


O que você faz para aliviar o estresse? Algumas pessoas praticam lutas, outras meditam… Agora, também, você pode voltar à infância e colorir um livro. Essa é a proposta dos livros de colorir para adultos.
Os mais famosos são “Jardim Secreto” e “Floresta Encantada”, mas existem outras opções.
São diversas páginas com desenhos dos mais variados, todos em branco, esperando que o leitor pare e dê cor às paisagens.
A ideia da obra é que não haja lugar para o estresse durante a interação. Assim, enquanto colore e procura por animais escondidos, o leitor abandona seus problemas e relaxa – ao mesmo tempo em que retorna à infância e relembra os tradicionais livros de colorir.
Mas quem acha que os livros, apesar de serem voltados especificamente para adultos, não possa servir também para as crianças, está enganado!
Pode sim ser uma ótima opção para pais e filhos fazerem uma atividade divertida, descontraída e relaxante juntos.
Um ponto interessante nesses livros para colorir é que não existe resultado feio. Basta soltar a imaginação e deixar as mãos levarem as canetinhas e lápis de cores flutuarem sobre o papel. Todos os coloridos ficam bonitos!
Psicólogos afirmam que os livros para colorir realmente possuem fins terapêuticos, pois funcionam como uma meditação. Seguem o princípio da Mandala que serve como estimulo da mente, ajudando na concentração, no equilíbrio das emoções e pensamentos, reestrutura o hemisfério direito cerebral, local da intuição e da criatividade e proporciona relaxamento físico e mental. Daí todo o sucesso desses livros.
O foco nas cores ajuda o cérebro relaxar. E esse relaxamento feito em família parece que traz mais serenidade ao ambiente. Tirar alguns minutos da noite ou do dia para colorir com paz e tranquilidade, é um ato simples e que possibilita momentos de convivência e entretenimento entre pais e filhos. Além de desenvolver a autoestima através da criatividade.


Por Marina Puciarelli