Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Férias Culturais


Por aqui, acreditamos que arte e cultura são sinônimos de diversão! E que nada combina mais com crianças do que se divertir, e muito. por isso, aproveite as férias para uma imersão no mundo da cultura através de espaços incríveis espalhados pelas cidades de São paulo, Rio de Janeiro e Curitiba com os pimpolhos. Veja só alguns dos que separamos.
SÃO PAULO
Biblioteca Viriato Corrêa - até 2008 era uma um espaço voltado para literatura infanto-juvenil, desde então, se especializou em literatura fantástica. São 3 mil livros, incluindo juvenil, infantil, quadrinhos e mais de 2.200 gibis.
Instituto Tomie Ohtake - abriga 7 salas de exposição, um setor educativo com 4 ateliês, uma sala de seminários e uma de documentação. Os ambientes são integrados por um grande hall com restaurante, livraria, loja de design e um café. Dá para admirar as obras, e no intervalo almoçar e comprar livros de arte! Nas férias é comum que ofereçam atividades para os pequenos regularmente.
Catavento Cultural e Educacional - no lindo Palácio das Indústrias, conhecimento científico vira brincadeira de criança. Dividido em 4 seções (Universo, Vida, Sociedade, Engenho e Sociedade), as crianças poderão tocar num meteorito de verdade, conhecer o corpo humano por dentro e até encontrar Gandhi em uma escalada (!). O Catavento fica pertinho do Mercado Municipal, o que pode render um ótimo lanche em família.
RIO DE JANEIRO
Biblioteca Parque Estadual - inaugurada em 1873, passou por uma enorme reforma este ano e está absolutamente deslumbrante! O prédio é lindo, a estrutura super moderna e a área infantil um verdadeiro oásis. Aos finais de semana tem atividades especiais para crianças, mas mesmo que não tenha, os pequenos vão se divertir com livros, mesas para desenho e pintura, quadro de giz e um "pé de livros".
Centro Cultural Banco do Brasil - um clássico na cidade maravilhosa! Perto de outros marcos da história e cultura da cidade que permitem um roteirinho que inclui a Praça XV, a Assembleia Legislativa, o Paço Imperial, a Igreja da Candelária e mais, a Casa França-Brasil e o Centro Cultural dos Correios, o CCBB, além de ser uma linda obra arquitetônica, abriga excelentes exposições e tem um programa educativo muito eficaz.
Museu Aeroespacial - afastado do centro do Rio, é uma grata surpresa para crianças e adultos! Integrando o campus da Universidade da Força Aérea, o espaço é cheio de aviões que marcaram a história da aviação brasileira, relíquias da participação do país nas duas guerras mundiais e centenas de objetos relativos ao universo dos aviões.
CURITIBA
- Casa da Leitura Manoel Carlos Karam - localizado no Parque Barigui, tem como proposta funcionar como um centro de estudos e pesquisas voltado à leitura. Lá você pode aproveitar um dia de sol em Curitiba com um livro e uma cadeira emprestados pela casa.
Centro Cultural Solar do Barão - inaugurado em 1980, o complexo reúne importantes unidades da Fundação Cultural de Curitiba, como o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz e a Gibiteca. Oferece, também, cursos de artes visuais para crianças e adultos. Aproveite a visita para conhecer a Loja da Gravura, o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro e a biblioteca especializada em artes.
Museu Oscar Niemeyer - um verdadeiro marco da cidade! Composto por dois prédios de autoria do arquiteto que dá nome ao museu, o anexo passou a ter mais notoriedade: o famoso Olho. Exposições temporárias, acervo permanente ou apenas passear no parque que fica nos arredores do MON atraem o público. Já  as crianças adoram a diferente estrutura, principalmente a parte do piso feito de vidro.
Aproveite as férias, divirta-se e busque outras dicas no Portal!