Páginas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Férias e verão com crianças. Café com Blog 5ª edição


Então o verão chegou, oficialmente, ontem! Com ele, também, a época de férias escolares, festas de final de ano, viagens, passeios, praia, piscina e muitos cuidados e atenção. Sim, porque é nessa época que as crianças estão mais sujeitas à desidratação, ensolação, riscos de afogamento e também de se perder na multidão comum nos locais abertos, em especial as praias.
Como verão e Rio de Janeiro parecem ser quase sinônimos, escolhemos duas blogueiras cariocas, Antonia Leite Barbosa do Projeto Cegonha e Camila Perlingeiro do Mundo Ovo, para contarem para um pouco de suas experiências de férias e verão com crianças na 5ª edição do Café com Blog que você pode assistir no KIDSinTV e ver aqui algumas das ótimas dicas que elas compartilharam conosco!
Para começar, fica decretado que verão é época de programação ao ar livre: praia, piscina, parques e praças são locais obrigatórios para os passeios em família, seja na sua cidade ou nos destinos de viagem. Aproveite para sair de casa e dividir com os pequenos as brincadeiras à moda antiga: bolha de sabão, pipa e até estalinho entram em cena para alegrar a molecada. Piqueniques também são ótimas pedidas, até porque, como disse a Antonia, todo passeio com crianças já é meio nesse esquema, porque dificilmente uma mãe sai com filhote sem um pequeno arsenal de lanchinhos e bebidas. A Camila gosta tanto da atividade, que faz até em casa com a filha e as bonecas!
Prefira comidas leves e frutas, quanto mais prático melhor: sanduíches montados e em tamanhos menores (pão de forma cortado em 4 , briches ou bisnaguinhas ficam perfeitos), uva sem caroço, morango e outras frutas vermelhas, sucos e água podem ser congelados previamente para serem levados, assim, ficarão geladinhos por mais tempo. E uma ótima ideia é chamar as crianças para ajudarem a montar o farnel para diminuir seu trabalho e ainda aumentar o interesse delas na alimentação.
Por falar em ter a ajuda da garotada, esse foi um assunto muito discutido no Café com Blog. Todas as mães ali concordam que envolver os filhos no processo é importante, desde fazer compras juntos. Para conhecerem os alimentos em sua forma e cheiro original até o preparo, torna muito mais fácil oferecer novos pratos e sabores. Aproveite a época festiva para que os menores possam realizar tarefas e experimentar as comidas dos adultos, isso ajudará a dar independência aos seus filhos.
Mas, como falamos antes, também são precisos alguns cuidados neste período. Além da questão da desidratação, é necessário ficar atento aos horários de exposição direta ao sol. Prefira o período da manhã antes das 10 ou depois das 4 da tarde. O uso do protetor solar é fundamental para a família toda, mas consulte seu pediatra já que bebês com menos de 6 meses não devem usar este tipo de produto e o ideal é que as crianças usem os feitos para elas.
#dicasdasblogueiras
  • Antonia recomenda o uso de protetores em bastão, especialmente para o rosto por ser mais fácil de passar e não escorrer para os olhos.
  • A Camila gosta de protetores em spray para o corpo pois, apesar de gastar mais, é rápido de passar.
  • Antonia sugeriu camisas com proteção UV para dias ao ar livre e sapatos de neoprene para evitar escorregões na borda da piscina.
  • Apesar do uso de protetor ser indispensável, pegar um pouco de sol é importante para ativar a vitamina D para que ela absorva cálcio, como observou a Camila.
E já que estamos há apenas 3 dias do Natal, tem algumas sugestões de enfeites e atividades que as blogueiras sugeriram que ainda dá tempo de fazer. Veja o video e dê uma olhada abaixo:
#dicasdacamila
  • Faça enfeites para a árvore derretendo giz de cera colorido em formas de biscoito com temas natalinos ou formas como círculo e coração. Quando eles estiverem esfriando e endurecendo, espete um palito em cada forma para que fique um furinho para passar fio ou fita para que o enfeite possa ser pendurado. Fica lindo na árvore, é uma ótima lembrancinha que poderá ser usada pelas crianças depois das festas! veja um tutorial indicado pela Camila AQUI.
  • Estimule seus filhos a escrever para o Papai Noel. Quando eles ainda não sabem escrever, deixe que eles desenhem dando significado ao desenho, ou até fazendo uma historinha. Se ainda souberem apenas algumas palavrinhas, dê um jeitinho delas entrarem nos desenhos. Além das crianças adorarem, é uma lembrança deliciosa que você terá dessa época.
#dicasdaantonia
  • Natal não é sobre trocar presentes e tem um significado por trás. Aproveite a montagem do presépio para contar aos filhotes o significado da data e toda a história envolvida.
  • Além da árvore tradicional, que normalmente conta um pouco da história da família mas reflete bem o gosto dos adultos, existe uma árvore de feltro com enfeites e presentinhos do mesmo material com velcro atrás que as crianças vão poder decorar e rearrumar sem parar. Você pode comprar pronta ou fazer a sua. veja um tutorial AQUI.
#dicasdadiretoraKIDSin
  • Todo tipo de enfeite feito em casa e com a ajuda das crianças está valendo. Na nossa árvore tem anjo com corpo de rolinho de papel higiênico forrado, desenhos e recortes, mas um que adoramos fazer é a guirlanda de pipoca ou de balas. Para ficar boa e durar mais, o ideal é fazer pipoca em máquina de vapor ou sem óleo no microondas e sem adicionar sal para que não murche.  Veja como fazer nesse tutorial AQUI.
  • Incentivar a imaginação das crianças e cultivar personagens de contos de fadas, como o próprio papai Noel ajuda a desenvolver o raciocínio da garotada e ajuda a torná-los mais criativos e resolutivos. Você pode dar uma "forcinha" criando cenários e situações que sugiram a presença do bom velhinho deixando pegadas na casa na manhã de Natal, por exemplo. Algumas empresas também podem te ajudar: o site Cartinhas envia para o endereço e destinatário escolhido cartas do Papai Noel e outros personagens, já o Shopping Market Place criou uma página onde você pode criar uma Mensagem do Papai Noel para alguém especial e enviar por e-mail ou pelas redes sociais.
Então, aproveite as dicas, as férias e as festas!
Um grande abraço, desejando o melhor Natal até hoje, Cynthia Jacques (diretora da KIDS in)

As participantes do Café com Blog:
Antonia Leite Barbosa é autora da Agenda Carioca, da Agendinha Carioca - que nasceu junto com seu primeiro filho, Felipe, hoje com 3 anos, e do blog Projeto Cegonha fruto de sua segunda gravidez.
Camila Perligeiro é publisher da Pinakotheke, diretora da editora Memória Visual e autora, junto à mais duas sócias, do Mundo Ovo, além de mãe da Victória.