Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2015

O uso de tintas capilares e químicas pode interferir na produção do leite na amamentação?

h


O aleitamento materno  é uma fase importantíssima na vida de um bebê  e nenhuma mãe quer prejudicar seu pequeno. Antes de qualquer coisa, é necessário se preocupar com a qualidade do leite materno, e o fundamental para isso é uma alimentação saudável e equilibrada, garantindo boa saúde tanto pra mamãe quanto pro bebê e ingerir bastante água para manter-se bem hidratada e também para uma boa produção de leite sem perder volume e qualidade.
Mas muitas mamães ainda têm muita dúvida a respeito dos tratamentos capilares.
Afinal o que é permitido na fase amamentação? Selecionamos algumas perguntas frequentes.
Confira as respostas de especialistas.
 1.A mulher pode pintar o cabelo, alisar e fazer tratamentos enquanto está amamentando?
Na fase da amamentação, a utilização desses produtos é visto com menos alarde. “Mas eles não podem conter amônia, metais pesados, como o chumbo, e hidroquinona”, aconselha Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo. Como há o risco de intoxicação do bebê, o uso deve ser criterioso. Uma sugestão é optar pela hena, que é natural. A pediatra recomenda, ainda, que os tratamentos para alisar os fios sejam feitos após o período de amamentação.
2. Quando se fazem tratamentos para alisar os fios, há o risco de contaminação do leite?
O formol deve passar longe das madeixas da mulher que amamenta, pois não se conhecem ao certo a absorção e os efeitos em uma criança pequena, tampouco sua transmissão pelo leite. Como não há a comprovação científica, o ideal é evitar. “Contra indicamos a escova progressiva e outros métodos sempre pelo cuidado de ainda poder ocorrer reações alérgicas. Se isso ocorrer, a mãe precisará fazer o uso de medicamentos e isso também pode interferir na amamentação”, avisa o dermatologista Francisco Le Voci.
3. O uso de tintas e químicas pode interferir na produção do leite?
Não. A produção e a liberação de leite estão relacionadas com outros fatores, como o estresse, a falta de sono e o uso de algumas medicações específicas.

4. As escovas de queratina e outros métodos de hidratação mais profunda estão liberadas?
Sim.  As queratinas são produtos seguros, proteínas não tóxicas, assim como outros tipos de hidratação. Mas sempre com a ressalva de que, diante de qualquer sensibilidade alérgica, deve-se interromper o uso, e se necessário, buscar orientação médica especializada.
5. E quanto às escovas tradicionais e chapinhas?
É um ato mecânico e não interfere em nada. No máximo, a prática muito frequente pode acelerar a queda do cabelo, que já é esperada no período da amamentação.
6. Enquanto estiver amamentando, a mulher pode usar laquês, gel e finalizadores?
O laquê não é indicado. Já com o gel, o ideal é que seja sem álcool ou silicone, aconselha a pediatra Fátima Rodrigues Fernandes. De qualquer forma, na dúvida, vale conversar com seu médico.