Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Coleção revive óperas e balé em livros para crianças

Composta por quatro conhecidas óperas – “La traviata”, “Aída”, “Flauta mágica” e “Turandot” - e o famoso balé “O lago dos cisnes”, uma coleção infantil tem dado o que falar (e ler!). Editada pela FTD, os livros apresentam essas histórias recontadas e ilustradas especialmente para o público infanto-juvenil. A tradução é da pesquisadora Heloísa Prieto, que passou a infância ouvindo histórias. O contato com a literatura oral acabou marcando não apenas a criança como também a escritora já adulta.

A obra “Turandot”, nome da princesa do coração de gelo, conta que, durante muitos anos, ela evitou o casamento propondo aos pretendentes que respondessem a três enigmas. Quem errasse pagava com a vida. Já a ópera “La traviata”, ambientada na França, narra a comovente história de amor entre uma linda mulher, Violeta, e o tímido e inocente Alfredo. A obra “Aída” conta a história de amor envolvendo o destino de três jovens, que são conduzidos, inevitavelmente, para um trágico fim. E a última ópera, “Flauta mágica”, fala da ajuda que a Rainha da Noite ofereceu ao jovem príncipe Tamino: uma flauta mágica para salvar a princesa Pamina. Ele só não sabia que essa aventura mudaria a sua vida para sempre.

O clássico balé “O lago dos cisnes” também faz parte da coleção e narra a história de Odete, jovem que vive sob um terrível feitiço. Durante o dia, ela transforma-se em um lindo cisne e à noite retorna à forma humana. Apenas o verdadeiro amor é capaz de quebrar essa maldição.

Além de ter a oportunidade de conhecer esses incríveis clássicos que permeiam o imaginário de muitos adultos, as crianças também encontram ao final de cada obra um encarte informativo sobre o compositor, suas principais peças, resumos das músicas (no balé), curiosidades relacionadas às obras e um CD com algumas faixas dos espetáculos.

Informações técnicas

Adaptadores: Eom Hye Sug (Turandot), Lee Gyeong Hye (La traviata), Lee JiYoeng (O lago dos cisnes), Han Mi-Ho (Aída), Lee Mi Oak (Flauta mágica).
Ilustradores: Miriam Miras (Turandot), Aurelia Fronty (La traviata), Gabriel Pacheco (O lago dos cisnes), Lucia Sforza (Aída), Edmee Cannard (A flauta mágica).
Tradutor: Heloisa Prieto
Páginas: 44
Temas abordados: Amizade, amor, relacionamento em família, solidariedade, aventura, perseverança, fantasia.