Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Erros e acertos na educação dos filhos

“Os 10 erros mais comuns na educação de crianças”: esse é o título do livro escrito pelos jornalistas americanos Po Bronson e Ashley Merryman, que vasculharam as mais recentes pesquisas sobre desenvolvimento infantil, se aprofundando no assunto. Os autores chegaram a uma conclusão: tudo o que acreditavam estava errado. Na opinião de Bronson e Merryman, os principais erros na educação das crianças acontecem porque muitos comportamentos são adotados como verdade sem que haja tempo suficiente para que os pais percebam nuances e falhas no tipo de educação que estão dando aos filhos.

Utilizando uma combinação de psicologia comportamental e neurociência, os autores produziram uma leitura considerada inovadora por muitos especialistas, que pretende mudar a maneira como os pais interagem com seus filhos. Isso porque, os casos apresentados no livro fazem parte da preocupação de todos os pais e mães, como, por exemplo, a demonstração de que o uso de CDs e vídeos educativos não produz grande desenvolvimento de linguagem e vocabulário; e que crianças com pais liberais costumam ser tão agressivas na escola quanto as que possuem pais distantes. A obra trata também de temas como convívio social, como lidar com as diferenças, brigas entre irmãos, desobediência, competição infantil, a influência do sono e muito mais.

“Os 10 erros mais comuns na educação de crianças – por que tudo o que acreditávamos está errado” questiona valores que, com o passar do tempo, tornaram-se senso comum e que, por isso, vêm sendo repetidos sem o devido questionamento.

Os 10 erros abordados no livro
1 – Elogiar demais;
2 – Diminuir as horas de sono;
3 – Não falar sobre preconceito;
4 – Pedir sinceridade demais da criança gera mentiras mais elaboradas;
5 – Fazer as crianças competirem por vagas em escolas, como se fossem universidades;
6 – Não levar a sério a briga entre irmãos;
7 – Reprimir a rebeldia dos adolescentes;
8 – Acreditar que autocontrole pode ser ensinado;
9 – Não ensinar as crianças a se relacionar com os adultos;
10- Se desesperar porque os filhos demoram a falar.

Os 10 erros mais comuns na educação de crianças – por que tudo o que acreditávamos está errado
Autores: Po Bronson e Ashley Merryman
Editora: Lua de Papel
230 páginas