Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Desfile de moda no iPad

Quando eu era pequena, adorava aquelas bonequinhas de papel que vinham com várias roupinhas e acessórios - lembra? Usava as bonequinhas em vários cenários e brincadeiras com meus irmãos. Depois de muitos anos, descobri que a brincadeira de vestir bonecos e bonecas é importante para incentivar a criatividade, ajudar a criançada a criar personagens e possibilitar que desempenhem outros papéis (mães, pais, bebês, professores, fadas, bruxas, reis...) - tudo parte da construção da personalidade infantil.



Pedagogias à parte, foi muito bacana descobrir que essa brincadeira continua em alta lá no iPad. Já que estamos falando de moda aqui na revista, em Galeria, que tal aproveitar e resgatar essa brincadeira com seus pequenos?

Toca Tailor Fairy Tales

São várias opções de roupas e acessórios para criar reis, princesas, elfos, cavaleiros, fadas... A criança pode personalizar tudinho - inclusive o cenário em que o boneco ou boneca aparece, usando a câmera do iPad. Dica: a gente usa essa opção para “fotografar” vários personagens em diferentes ambientes e, depois, usar as fotos para montar nossos contos de fadas.

Quanto: Grátis
Compatível com iPad e iPhone
Idade: A partir dos quatro anos
Contém in-app purchases, acesso a fotos do device. Não contém publicidade.
Disponível em inglês (mas não há narração ou texto durante a brincadeira).
Onde encontrar: glob.ly/3K2

Fancy Nancy Dress Up

Numa história curtinha, a pequena Nancy pede ajuda para se vestir para uma festa. A partir daí, festa, mesmo, é o que as meninas fazem com milhares de possibilidades de vestir a garota Nancy. Há roupas, acessórios, sapatos… Também dá para escolher a cena de fundo, adicionar “adesivos”, tudo com as ilustrações lindas de Robin Preiss Glasser (robinpreissglasser.com). O app proporciona momentos de brincadeira que realmente usam a criatividade e estimulam a contação de histórias. Está no ranking dos preferidos do staff da loja da Apple.

Quanto: US$ 1,99
Compatível com iPad, iPhone e iPod Touch
Idade: A partir dos quatro anos
Contém in-app purchases, acesso a fotos do device. Não contém publicidade.
Disponível em Inglês.
Onde encontrar: glob.ly/3K3

Princess Dress Up: My Sticker Book

É quase impossível escapar das princesas quando a gente fala de roupinhas e acessórios. Nesse app, a criançada pode ajudar as princesas a se arrumarem para eventos importantes de suas histórias: um baile real, um casamento, uma viagem no tapete mágico... O bacana é poder brincar com roupas, acessórios com facilidade, muita variedade de opções e dentro do contexto das histórias que todo mundo conhece. O que faz mais sucesso por aqui é usar a câmera do iPad para inserir o rostinho das crianças no lugar do rosto das princesas...

Quanto: US$ 3,99
Compatível com iPad e iPhone
Idade: A partir dos quatro anos
Contém in-app purchases, acesso a fotos do device. Não contém publicidade.
Disponível em inglês.
Onde encontrar: glob.ly/3K4

Maria Cláudia Brígido é mãe da Isabel, de 3 anos, faz o site ipadfamilia.com.br e trabalha como consultora de conteúdo digital infantil.

*Publicado originalmente na coluna Palavra de Mãe, seção Educação, da edição 20 da revista KIDS in.

Nenhum comentário:

Postar um comentário