Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Reciclando e educando

Quando a lista de material escolar para o novo ano letivo chega, muitos pais se apavoram com os gastos que estão por vir. Antes de ir às compras com os pequenos, é importante avaliar quais materiais estão em boas condições e podem ser reaproveitados. Reciclar o material escolar antigo pode ser mais do que uma forma de economizar. É também uma grande oportunidade para se passar mais tempo com os filhos, além de ensiná-los e educá-los sobre a importância da sustentabilidade para um mundo melhor.
Lápis de cor, cola, régua, calculadora, canetinhas, dicionário, mochila e estojo são alguns itens que podem ser reutilizados. Com alguma criatividade, os cadernos antigos também podem se tornar novinhos. Para isso, basta separar as folhas que sobraram e uni-las em um novo espiral. Depois, é só deixar a imaginação fluir e montar uma nova capa bem descolada, com desenhos, adesivos ou fotos.
Outra dica legal é verificar se a escola possui uma feira de livros. Muitas instituições já promovem eventos desse tipo antes do início do ano letivo para que os alunos possam trocar com os coleguinhas livros que não serão mais usados. Por falar em livros que não servem mais, que tal doá-los para bibliotecas e colégios públicos? É também uma forma de reaproveitar o material e ajudar quem precisa!