Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aromaterapia para crianças

Ciência que utiliza aromas nos mais diversos tratamentos, a aromaterapia pode (e deve!) beneficiar também crianças e bebês com o uso de óleos essenciais. Substâncias aromáticas extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes, os óleos podem ser inalados, aplicados ao corpo por meio de massagens, compressas ou num delicioso escalda-pés, restaurando energias curativas e proporcionando equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

E quem disse que criança não precisa desses cuidados, também? Tanto adultos como crianças podem se beneficiar dos diversos óleos essenciais existentes no mercado, a diferença é que, nos pequenos, eles devem ser utilizados em doses menores do que nos adultos e sempre com a orientação de um especialista.

De acordo com a aromatóloga e aromaterapeuta, Sâmia Maluf, um aroma é capaz de provocar sensações emocionais e físicas porque o olfato é o único sentido ligado ao sistema límbico - região do cérebro responsável pelas emoções:

- Ansiedade, depressão, medo e raiva emanam desta região. Os óleos essenciais agem profundamente no campo psicológico quando inalados, demonstrando que ocorre uma relação emocional antes do pensamento – o que não acontece com outros sentidos.

Se os pais estão buscando algum tipo de ajuda para acalmar, controlar sintomas de ansiedade e facilitar a chegada do sono das crianças e bebês, a aromaterapeuta indica o óleo essencial de lavanda, um poderoso aliado para o bem estar dos pequenos de todas as idades:

- É possível utilizar este aroma desde o primeiro dia de vida, em diversas situações. A lavanda tem a função de acalmar, combater a insônia, relaxar e ainda trata a pele.

Confira algumas orientações da especialista Sâmia Maluf para o uso seguro do óleo essencial de lavanda nas crianças

Massagem
Pode ser utilizado durante a Shantala, massagem indiana muito aplicada em bebês. Basta colocar seis gotas de óleo de lavanda em 100 ml de óleo vegetal de semente de uva, girassol ou amêndoas.

Banho
Coloque uma colher de café de óleo de semente de uva com uma gota de lavanda na banheira. Também é interessante usar um sabonete de lavanda durante o banho.

Na troca do bebê para evitar assaduras
Prepare uma mistura composta por 60 ml de óleo vegetal de amêndoas com três gotas de óleo essencial de lavanda. Passe a mistura na pele que fica em contato com a fralda.

Aromatização do quarto
Insira dez gotas num aromatizador plug e o deixe ligado por 15 minutos. Nos primeiros dias de vida do bebê, não deixe por muito tempo, pois ele ainda está se adaptando a novos estímulos.

Segurança
Mantenha os frascos de óleos essenciais sempre longe das crianças. Eles são solventes, inflamáveis e não devem ser ingeridos ou colocados próximos aos olhos.