Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Filmes ensinam lições importantes

A fascinação das crianças pelas histórias vem dos tempos mais remotos, quando aprendiam sobre aspectos da tradição por meio da linguagem oral. As narrativas de viagens imaginárias a mundos distantes ensinavam aos pequenos bons exemplos de comportamento, valores socialmente aceitos, éticos e morais que, além de entreter, auxiliavam a criançada a resolver seus conflitos internos. Com o advento da tecnologia, muita coisa mudou na forma de transmissão desses valores, porém, a importância e o desejo dos pequenos em ouvir histórias permanecem até hoje. Estamos falando das historinhas contadas por meio dos filmes especialmente dedicados à garotada, que não só surpreendem com narrativas emocionantes, como são uma ótima oportunidade para estimular a troca afetiva e compartilhar novos conhecimentos e ideias entre pais e filhos.
Durante alguns filmes infantis são trabalhadas noções de civilidade e respeito, além das histórias serem excelentes para enriquecer o vocabulário dos pequenos. Para a especialista em psicopedagogia e educação especial, Irene Maluf, esses filmes, quando bem produzidos e indicados para a faixa etária, são poderosas formas de estimulação:
-Habilidades básicas são estimuladas como atenção, linguagem, memória, observação e capacidade de comparação e julgamento. Tudo isto proporciona aprendizagens diversificadas, capazes de levar as crianças à reflexão e ao desenvolvimento da sensibilidade ética e estética.
Então, diante de todos os benefícios trazidos numa única sessão de cinema (ou de sofá), a KIDS in decidiu listar alguns filminhos para os pais verem com a garotada. Anota aí:

Mulan: A história da jovem chinesa que decide tomar o lugar do pai e se disfarçar de homem num tempo em que as mulheres não tinham muito direito de escolha transmite mensagens de coragem, conforto, determinação e combate a vícios e preconceitos.

O Corcunda de Notre Dame: O filme conta a história de Quasímodo, que era discriminado por ser feio e diferente. O modo como o preconceito é problematizado leva a criança a raciocinar sobre o mundo que a rodeia, não muito diferente daquele assistido nas telas.

A Dama e o Vagabundo: As diferenças sociais são tratadas nesse caso, uma alusão que mostra aos pequenos que é possível conviver com as diferenças e que ninguém é igual a ninguém, dando ênfase ao amor e respeito mútuos.

A Bela e a Fera: O filminho aborda questões como o preconceito e o egoísmo, difíceis de serem tratados diretamente com as crianças, assim como ciúmes e inveja, sentimentos complicados, que são trabalhados também em Cinderela, Branca de Neve e os Sete Anões e A Bela Adormecida.

Pinóquio: O boneco de madeira que deseja ser um menino de verdade é uma história que vale por muitas, já que mostra o sofrimento como consequência negativa trazida pelas mentiras, além de questões como abnegação, perseverança e amor.

Fonte: Maria Irene Maluf
Especialista em psicopedagogia e educação especial
irenemaluf@uol.com.br

Um comentário:

  1. The customer help staff is on the market round the clock for any points, however it’s limited to live chat and e mail – there’s no telephone help. What we didn’t like at Wild Casino’s library is the limited video poker variety, with solely Jacks or Better and Deuces Wild available. If you 강원랜드 쪽박걸 like enjoying in} Tens or Better, Aces or Faces, or some other popular video poker – you won’t find it right here. The general recreation selection at Slots.lv is respectable to keep most gamblers occupied; nonetheless, a broader range of desk games would be fantastic. The range of banking choices at Ignition is respectable, with multiple of} cryptocurrencies covered, together with Bitcoin.

    ResponderExcluir