Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Festival estimula o visitante a sentir o meio ambiente

Imagine uma feira interativa e sensorial, onde toda a família pode vivenciar desastres naturais em simulações extremas, como degelos, queimadas ou inundações, e onde crianças podem participar de oficinas lúdicas e educativas relacionadas à sustentabilidade. Pois saiba que essa feira existe e está vindo para a Cidade Maravilhosa com o nome de Green Nation Fest. O evento faz parte do calendário da Rio+20 e foi criado para chamar a atenção de adultos e crianças – de forma leve e descontraída - a respeito da importância do cuidado com o meio ambiente.

O Green Nation Fest é realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), ONG brasileira que há mais de 20 anos desenvolve ações em prol da sustentabilidade, em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais.

O evento terá atividades voltadas para todos os públicos, inclusive, para os pequenos e pequenas. Serão três grandes atrações: a Feira Interativa e Sensorial, a Mostra Internacional de Cinema, com 12 longas-metragens, e os Seminários Internacionais sobre “Economia verde e criativa”, abertos para debates. As crianças poderão participar de atividades como as oficinas lúdicas e educativas (uma delas ensina a criançada a criar bonecos utilizando material reaproveitado) e a Mostra de Curtas, com uma seleção especial feita pela ComKids, festival de cinema voltado para o público infantil. O desafio é fazer com que as pessoas saiam da experiência com um mínimo de compromisso com práticas sustentáveis, como explica Marcos Didonet, diretor do CIMA:

- Nosso objetivo é falar sobre meio ambiente de uma forma que chame a atenção de todos. Por isso, os eventos que realizamos buscam tratar do assunto de maneira agradável, interativa e com entretenimento.

Entre as atrações promovidas pelo Green Nation Fest que valem a pena ser conferidas por toda a família estão: a Pegada do Carbono, onde cada participante poderá calcular a quantidade de gás carbônico que foi lançado na atmosfera para que ele pudesse chegar ao evento; a Observação de Pássaros, onde os visitantes realizarão um passeio para observar pássaros pela região; a Feira Interativa e Sensorial, que promoverá imersão em ambientes climáticos do planeta, com o uso de tecnologias de vanguarda e diferentes formas de sensibilização; e o Apadrinhamento de Árvores, onde todos os participantes ganham uma muda de árvore plantada em seu nome no Parque Natural de Grumari, no Rio de Janeiro. Além do certificado da muda, será entregue uma senha para que o visitante acesse o portal Nossas Árvores e conheça mais sobre a espécie recebida, o local de plantio e as outras espécies que fazem parte desse ecossistema.

Green Nation Fest
Data: 31 de maio a 7 de junho
Local: Quinta da Boa Vista (São Cristóvão - Rio de Janeiro)
Ingresso: Entrada gratuita
Horário: 9h às 18h
www.GreenNationFest.com.br

* A Mostra Internacional de Longas acontece no Cinemark Downtown - Av. das Américas 500 - Barra da Tijuca