Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Apoio escolar vai além das lições de casa


Por conta da correria do dia-a-dia, muitos pais acabam deixando de acompanhar o filho na escola e esse é um apoio fundamental para ajudar as crianças a se adaptar à rotina escolar e a conseguir melhor desempenho pedagógico. Além do mais, ao perceber que é acompanhada nesse processo, a criança se sente valorizada e importante na vida familiar, como explica a pedagoga e mestra em Educação, Francisca Paris:

- Já que alguns pais não têm muito tempo para ficar com os filhos por causa da rotina atarefada, eles devem investir em um relacionamento de qualidade e não de quantidade, no qual os aspectos específicos da escola sejam também contemplados.

E, de acordo com a especialista, a integração do núcleo familiar com esse processo educacional pode ser feita de diversas maneiras. O pai e a mãe podem, por exemplo, auxiliar nas lições e nos trabalhos escolares, dando dicas, indicando pesquisas, relendo e comentando as atividades realizadas ou mesmo resolvendo alguma dúvida. “Porém, eles devem evitar a tentação de fazer o trabalho pelo filho, uma vez que a tarefa é de responsabilidade do aluno, que deve estar apto a realizá-la com autonomia”, enfatiza a especialista.

Além de auxiliar nas lições e trabalhos, os pais podem ajudar as crianças a melhorar o desempenho escolar apenas ouvindo os seus problemas – mesmo os que pareçam irrelevantes – e elogiá-los e repreendê-los quando necessário, segundo a pedagoga: “Para os estudantes obterem bons resultados na escola, algumas palavras-chave são fundamentais, como: estrutura, disciplina, desafios, reconhecimento, motivação, limites, escolhas, segunda chance, compreensão, respeito e muito amor”, diz.
Outra dica importante para os pais é que eles não devem esperar nota máxima dos filhos em todas as áreas de conhecimento, mesmo que sejam ótimos alunos. O importante é que eles tenham bom desempenho, independentemente do ranking da sua turma, como afirma a especialista:

- Quando os pais têm expectativas muito rígidas em relação às crianças, elas podem se frustrar por imaginarem que precisam alcançar padrões inatingíveis para conseguir aprovação dos adultos. Contudo, é preciso que os responsáveis vejam os grandes esforços dos filhos como boas atuações, mostrando a eles a importância de se esforçar para aprender, aceitando suas limitações.

-Também vale ressaltar que um bom desempenho escolar não deve ser condicionado à entrega de mesadas ou presentes em função das boas notas ou após o término do dever de casa. Desse modo, os pais ajudam as crianças a se tornarem independentes e sem preparo para as obrigações da vida adulta, como explica a educadora:

- É necessário estabelecer limites e também cumpri-los, sem ceder diante das chantagens emocionais infantis, e chegar a um meio termo entre a permissividade e o autoritarismo, equilibrando o ‘tudo pode’ com o ‘nada pode’ e justificando o porquê das regras. Assim, eles aprendem desde cedo a fazer renúncias, a respeitar os direitos das outras pessoas e a conviver com frustrações.

Incentivar a leitura e o gosto por programas culturais desde cedo e participar dos eventos que acontecem na escola, como reuniões de pais e mestres, além de festinhas, são outras ações importantes para conhecimento e integração com os professores e demais famílias daquela comunidade escolar. 
Também vale explorar o novo universo que se abre aos filhos e aprender – ou relembrar – assuntos relacionados a números, plantas, animais, história e geografia, entre outros. A família inteira se beneficia com essa troca de aprendizado!


Fonte: Francisca Paris é diretora de serviços educacionais do Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário