Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Para curtir em São Paulo... ( Por Lia Vasconcelos)




para curtir
A rede Sesc preparou uma programação especial para outubro, mês das crianças. O conceito que perpassa a maioria das atividades da programação de O que é, o que é? - Artes para Crianças é romper as barreiras tradicionais entre palco e plateia. Tudo junto e misturado, sem espaços exageradamente delimitados. Dança sem Fronteiras, por exemplo, oficina de dança para quem quiser participar, sem restrições de nenhuma natureza, é um dos inúmeros exemplos da programação em que o trabalho artístico alimenta a cultura de acessibilidade e estimula uma sonhada democracia cultural. Outro convite audiovisual interativo para aproximar crianças e adultos é o Pequeno Dicionário de Mirabolices Infantis, videoinstalação inspirada no livro colombiano Javier Naranjo que tem como matéria-prima definições de diversas crianças de 7 a 12 anos sobre coisas simples e sentimentos complexos, apresentadas como um grande dicionário vídeointerativo. Na área da música, nomes consagrados estarão disponíveis para as mais inusitadas aventuras. Tom Zé, por exemplo, garante momentos de muitas invencionices sonoras, misturando seus músicos aos coloridos instrumentos de grande escala da Orquestra Mágica de Itaquera. De 11 a 20/10 nas unidades da capital e grande São Paulo. Confira a programação e divirta-se!

Informações




para assistir
No dia 12/10, às 11h, o Paço das Artes realiza uma edição especial do Paço Criança, programa com atividades direcionadas para o público infantil. Em comemoração ao Dia das Crianças, será apresentado o espetáculo Lúdico, com entrada gratuita e aberta ao público. A companhia Druw, da bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, apresenta parte do espetáculo de dança, inspirado na obra do pintor russo Wassily Kandinsky. Voltado ao público infanto-juvenil, Lúdico propõe um passeio pelo universo da criação do artista de forma poética. No enredo, cores e formas se agitam em busca de um lugar. Reta, curva e ponto são personagens com características e personalidades próprias. O evento será seguido de uma interação do público com os dançarinos.



para se divertir
No dia 13/10, das 10h às 17h, o MIS apresenta a Maratona Infantil especial de Dia das Crianças. O projeto traz uma série de atividades focadas nas crianças com uma programação variada que reúne shows, oficinas, intervenções circenses e muito mais. Neste mês especial, algumas das atrações mais aclamadas voltam para alegrar crianças e suas famílias. Oficina de experiências sensoriais e de construção de instrumentos, espetáculo circense com o grupo Clowbaret e a baladinha Disco Baby são algumas das atrações. Para fechar o dia, a peça Bichos do Brasil com a Companhia Pia Fraus.

para participar
Das 15h às 18h do dia 12/10, MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) dará um presente especial para as  crianças de qualquer idade. É o lançamento do Projeto Jardins da Infância. A partir das 15h acontece a apresentação da  mestre de cerimônias e contadora de histórias Kiara Terra, troca de livros, músicas, gostosuras, oficinas de pipas, brinquedos artesanais, robôs sustentáveis e outras novidades. A boa notícia é que as atividades deste projeto  permanecerão aos sábados, sempre no horário das 15h às 18h.

para brincar
Como parte da programação do mês da criança no Itaú Cultural, a banda Barbatuques apresenta, nos dias 12 (às 17h) e 13 (às 11h30), músicas do seu primeiro CD infantil, Tum Pá e conduz a oficina Jogo do Tum Pá (sábado às 14h e às 15h e domingo às 14h), que funciona como um tabuleiro gigante e seu objetivo é incentivar as crianças a usar a criatividade e a coordenação motora para produzir sons utilizando o próprio corpo. No dia 12 também acontecem a feirinha de troca de livros e a oficina Onde Mora o Mundo? (às 15h), em que os pequenos e seus acompanhantes ganham espaço para brincar de criar mundos e personagens a partir de livros espalhados pelo piso térreo do Itaú Cultural.
Informações


Nenhum comentário:

Postar um comentário