Páginas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Para curtir no Rio...


Para apreciar

A Casa Rui Barbosa está localizada em um lote de uma das mais antigas chácaras de Botafogo. O lugar é garantia de manhãs ou tardes agradáveis com crianças, com espaço para correr e brincar junto à natureza. Nos laguinhos há girinos e pelas árvores pássaros. É possível sentar-se à sombra, em um dos muitos banquinhos da parte da frente ou posterior da casa. A casa possui também uma biblioteca infantil, para leitura e empréstimos de livros.




Para imaginar

Quase toda criança tem a fantasia de um dia pilotar um grande avião, mexendo nos botões coloridos do painel de controle e usando o uniforme tão bonito dos pilotos para cruzar os ares em busca de aventuras. O que pode, então, ser melhor para dar asas à imaginação da molecada que visitar o Museu Aerospacial, cheio de aviões que marcaram a história da aviação brasileira, relíquias da participação do país nas duas guerras mundiais e centenas de objetos relativos ao universo dos aviões?




Para observar

A casa de Santa Teresa, conhecida como Chácara do Céu desde 1876, foi herdada por Castro Maya em 1936. A construção atual destaca-se pela arquitetura moderna e localização, integrando lindos e grandiosos jardins, numa magnífica vista de 360 graus sobre a cidade do Rio de Janeiro e a Baía de Guanabara. O Museu da Chácara do Céu faz parte do conjunto de Museus Castro Maya, pertencentes ao Instituto Brasileiro de Museus, e foram residências do empresário e colecionador de artes, Raymundo Ottoni de Castro Maya. Há ainda uma biblioteca, com cerca de oito mil títulos entre livros de arte, literatura brasileira e europeia e algumas das mais importantes publicações dos primeiros viajantes do século XIX.