Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Olhos bem atentos!

Você sabe se o seu filho tem problemas de visão? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% das crianças em idade escolar apresentam deficiência visual. O problema é que muitas vezes os pais não conseguem identificar a dificuldade, principalmente nos primeiros anos de vida dos pequenos.

Por isso, a recomendação é de que os exames preventivos dos olhos sejam feitos ainda no berçário, nas primeiras 48 horas de vida. Para a garotada mais velha, os pais podem observar o comportamento visual por meio de testes indiretos como desenhos, escritas, leituras e até brincadeiras. A criança espreme os olhinhos para ler ou assistir televisão? Pode ser um sinal de problemas visuais!

Segundo a oftamologista Andréa Barbosa, diretora da Clínica de Olhos São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro, e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os indícios das doenças visuais podem ser percebidos no colégio: franzir a testa pra ler, esfregar o olho com frequência, aproximar o caderno para escrever e dificuldade em enxergar o quadro negro são algumas ações que podem indicar problemas.

Já em casa, deve-se prestar atenção a sintomas como dor de cabeça, olhos vermelhos, incômodo ao assistir à TV ou jogar videogame. Se você perceber que seu filho apresenta algum desses probleminhas, converse com a professora dele, verifique se é algo recorrente também no ambiente escolar e marque uma consulta com o oftalmologista.

Crédito: (Phaitoon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário